Em discurso curto, Aécio se despede com citação a São Paulo e sem falar de Minas


Pouco tempo depois de confirmada a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais deste domingo (26), seu adversário no segundo turno, senador Aécio Neves (PSDB), deslocou-se da casa de sua irmã Andréa Neves, na região sul de Belo Horizonte, para um hotel no centro da capital mineira, onde fez um brevíssimo pronunciamento sobre o resultado final do pleito. Antes da divulgação da apuração, às 20h, Aloysio Nunes, José Serra e outros grão-tucanos já se reuniam na capital mineira para dar apoio ao candidato em seu discurso, de derrota ou vitória.

O candidato Aécio Neves, em coletiva após o anúncio oficial
da vitória de Dilma no segundo turno.
Acompanhado da esposa, de seu candidato a vice, a quem fez agradecimento especial, do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) e do senador eleito José Serra (PSDB-SP), Aécio agradeceu aos quase 50 milhões de eleitores que teve, para, em seguida, dizer de sua satisfação com a campanha realizada, com propostas indicando um caminho de mudança para o país.

Aécio guardou ainda duas "indiretas" para seu último discurso. A primeira, em sintonia com a análise da imprensa tradicional, reforçou a idéia de que o resultado mostra que existe um país "rachado", ao prometer que seguirá em seu mandato como senador para "unir o país em torno de um projeto honrado e de transformação". Aécio será o primeiro candidato derrotado à presidência a continuar com um mandato após o pleito. Ele segue no Senado, com vaga por Minas Gerais, até 2018.

A segunda indireta veio na forma de omissão: em seu pronunciamento, Aécio não fez a habitual menção especial ao povo mineiro. No entanto, após informar a pequena plateia de jornalistas e correligionários tucanos de que já havia telefonado a Dilma para parabenizá-la por sua reeleição, Aécio encerrou sua fala citando São Paulo: "Combati o bom combate, cumpri a jornada, guardei a fé".

O Santo Católico batiza o estado onde o tucano teve sua vitória mais expressiva, levando-se em conta que trata-se do maior colégio eleitoral do país: foram 15 milhões de votos, contra 8 milhões de votos para Dilma Rousseff. Em Minas Gerais, no entanto, estado governado por Aécio e seu sucessor Antonio Anastasia (PSDB) desde 2003, O tucano perdeu novamente, assim como no primeiro turno: foram 5,9 milhões de votos para a petista contra 5,4 milhões para o tucano. No primeiro turno, Aécio recebeu 4,4 milhões de votos, contra 4,8 milhões de votos de Dilma.

Via Diário do Centro do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!