A
Escola de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, a partir da
Disciplina de Educação Física, ministrada pelo Professor Jhon Wille, promoveu
entre os dias 20 e 26 de setembro debate junto aos alunos que compõem os cursos
técnicos em Redes de Computadores, Finanças, Agronegócio e Edificações.
“Desde o
despontar do século XXI, nossa sociedade tem e vem vivendo um aumento
considerável dos avanços tecnológicos, acarretando em mudanças significativas
na forma como nos comportamos e agimos. Note-se que são essas tecnologias que
permite que tenhamos novas relações sociais, muitas vezes ensejando o
afastamento das pessoas e desabrochando a formação em cada um, de um mundo
particular, um isolamento social. São essas mesmas Tecnologias da Informação e
Comunicação – TIC que afetou e vem afetando nosso estilo de vida de várias
maneiras e sob diversos ângulos”, destacou Jhon.
Ainda
de acordo com o professor, a educação também é alvo desses avanços, na medida
que as aulas tradicionais estão aos poucos coexistindo com a presença de
datashows, notebook e demais adereços. “Sem
falar do despontar da educação on-line”, argumentou ele. “Por isso julgamos salutar inserir os alunos
nesse debate. Acreditamos, outrossim, que é a partir da promoção de debate
sobre temas importantes e poucos discutíveis que contribuiremos na educação de
alunos e alunas que possam se tornar, de fato e de direito cidadãos formadores
de opinião, sendo capazes de intervir de forma positiva no meio em que convivem”,
frisou.
Alunos do curso de Redes de Computadores em roda de conversa antes do debate. |
O
debate foi estruturado em forma de assembleias onde havia os mediadores, os que
defendiam que os avanços tecnológicos influenciam de forma positiva na sociedade,
assim como também aqueles que argumentaram sobre o poder de destruição e
dependência (se não bem usado) das TICs.
A
interdisciplinaridade marcou o debate, na medida em que a cada argumento do
alunado se percebia que eles perpassaram por conceitos históricos,
sociológicos, filosóficos, geográficos, biológicos, matemáticos e até mesmo na
área da saúde. A área proporcionadora do debate foi contemplada além de outros
fatores como aqueles que coloca em xeque os efeitos positivos e negativos da
tecnologia nas atividades físicas.
Os
discentes foram norteados por intermédio dos eixos temáticos “Doenças
da Modernidade”, “Impactos das Novas Tecnologias no Meio
Ambiente” e “Atividades Física e o Estilo de Vida”.
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