EEEP Antonia Nedina Onofre de Paiva, em Assaré, será Inaugurada nesta Quarta-Feira (22)


Os jovens do município de Assaré, localizado na região do cariri cearense, passam a partir desta quarta-feira, 22 de outubro, a contar com mais oportunidades de preparação para o mundo do trabalho com a implantação da Escola Estadual de Educação Profissional Antonia Nedina Onofre de Paiva.

A escola foi construída e atendenderá no primeiro ano de funcionamento cerca de 180 (cento e oitenta) estudantes que além de cursar as disciplinas do ensino médio, farão concomitantemente um dos quatro cursos técnicos ofertados e tem capacidade para atender 540 discentes.

Para colocar em prática o que aprenderam durante as aulas teóricas, os alunos vão dispor também de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo. Quando chegarem ao terceiro ano, o Governo do Estado propiciará o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse período que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a sua formação.

A Escola Estadual de Educação Profissional Antonia Nedina Onofre de Paiva, faz parte da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18), que já dispõe de cinco Escolas de Educação Profissional nos municípios de Crato (02), Campos Sales,  Araripe e Nova Olinda. Essas três últimas contam com um estabelecimento de ensino cada.

Segundo o Secretário adjunto da Educação, Idilvan Alencar, em publicação na manhã desta quarta, na rede social facebook, a inauguração desta instituição de ensino ocorrerá a partir das 16 horas. Deve fazer parte do momento o governador Cid Gomes (pros), o prefeito de Assaré, secretários de educação dos municípios vizinhos, professores, alunos e gestores escolares de várias localidades.

Ao compartilhar imagens que ilustram este artigo Idilvan mencionou um poema de Patativa do Assaré, a saber:

"Sou um caboco rocêro,
Sem letra e sem instrução;
O meu verso tem o chêro
Da poêra do sertão "

O nome escolhido para a Escola Profissional é uma homenagem a Antonia Nedina Onofre de Paiva fruto do Projeto de Lei nº 04/2012. Nedina nasceu em 06/12/1920 na cidade de Assaré, filha de Aguinelo Onofre de Farias e Joana Onofre Alencar, estudou no colégio Dorotias em Fortaleza, esposa de uma das maiores lideranças deste município, o senhor Raul Onofre de Paiva, prefeito por 4(quatro) mandatos. Foi professora na Escola Raul Onofre, onde posteriormente ocupou o cargo de diretora. Foi ainda representante do Funrural aproximadamente 8(oito) anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!