Vereadores de Altaneira aprovam emenda pensando em causa própria, diz secretário de finanças


O poder legislativo municipal de Altaneira esteve reunido na tarde desta terça-feira, 10/06 e, pela segunda vez seguida o assunto em destaque foi, não sem razão, a Proposta de Emenda a Lei Orgânica que visava disciplinar o pagamento dos subsídios do vereador licenciado para assumir cargo de secretário (a). O texto é de autoria da vereadora Zuleide Oliveira (PSDB).

Plenário da Câmara durante sessão do dia 10 de junho.
Foto: Júnior Carvalho.
O assunto em questão já vinha sendo ventilado desde muito tempo e foi, inclusive, alvo de discórdia entre o secretário da educação, o vereador licenciado Deza Soares (Pros) e a presidenta da casa, a edil Lélia de Oliveira (PCdoB), assim como entre a base oposicionista, composta pelos parlamentares Gilson Cruz (PSL), Genival Ponciano (PTB), Zuleide Ferreira (PSDB) e o Prof. Adeilton (PP) e alguns membros situacionistas, dentre eles Antonio Leite (Pros) e Edezyo Jalled (SDD).

No último dia 03 de junho, a proposta de emenda ganhou o apoio das vereadoras Alice Gonçalves (PSB) e Lélia de Oliveira, ambas pertencentes ao grupo de sustentação à administração, sendo aprovada em primeiro turno. Na tarde de ontem, 11, o texto foi colocado em votação, desta feita em segundo turno. Assim como no primeiro, o vereador Flávio Correia (SDD) se absteve de votar, permanecendo o mesmo panorama da sessão anterior. Votaram pela aprovação da matéria, além do grupo de oposição, as edis Lélia e Alice. Posicionaram-se contrário Antonio Leite e Edezyo Jalled.

Ariovaldo Soares - Secretário de Finanças.
O assunto ganhou corpo também nas redes sociais. Para o líder do boco da minoria, Adeilton, o resultado “demonstra a independência e o interesse em proteger Poder Legislativo de patrocinar o Executivo”. Toda via, o Secretário de Administração e Finanças do município, Ariovaldo Soares, foi taxativo e classificou, em comentário a uma publicação no grupo “A Política de Altaneira” no facebook, a votação como uma forma de legislar em causa própria, uma vez que arguiram que o dinheiro usado para o pagamento de secretário poderia ser revertido em aumento salarial. “Na situação atual, os Vereadores querem impor ao prefeito lei para pagar o vereador licenciado, para aumentar seus próprios salários”.  

O texto segue agora para promulgação da mesa diretora da Câmara. Tudo indica que esse feito se dará na próxima sessão, dia 20/06. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!