Sobre a Copa e os Festejos Juninos em Altaneira


Amigos reunidos na residência do prof. Paulo Robson
para assistir o jogo de abertura da copa entre Brasil
 e Croácia. Foto: Emanuele.
Não é novidade para ninguém que os festejos juninos são considerados os mais tradicionais e um dos maiores, porém genuínos eventos da região nordeste do Brasil, mesmo que, é importante deixar claro, não sejam os únicos, muito menos é referência apenas desta região. 

O são João, ou a época das quadrilhas juninas, como se costumou a denominar esse período consegue reunir, a exemplo, dos festejos destinados à padroeira do município de Altaneira, os familiares distantes que, por um motivo ou outro, passam o restante do ano longe do doce lar, da “terra alencarina” – como ecoa o hino municipal.

Este ano, as comidas típicas (canjica, pamonha, milho verde, milho assado, as músicas que forma a base do São João, como o forró, xote, baião, reisado, samba de coco, além das cantigas juninas, com seus acordeões, triângulos, zabumbas, violão, cavaquinho e pandeiro - embora algumas sejam pouco ou quase não usadas por aqui – além dos fogos de artifício (traque, bombinhas, chuvinha, buscapé, ….), às quadrilhas de matuto, às fogueiras espalhadas pelas ruas das cidades turvando o céu de um branco levemente acinzentado,  estão dando, principalmente no Ginásio Poliesportivo, os enfeite permitindo a construção de uma outra conotação no município que a partir desta sexta-feira, 13 e nos próximo dois dias, se juntará a outra que está entre as maiores paixões do povo brasileiro - o futebol .

Torcedor em frente a Farmácia Mãe Glória que teve as
bandeiras do Brasil como decoração para a Copa.
Foto: João Alves.
Assim como os festejos juninos, a copa, iniciada nesta quinta, 12/02, com o jogo entre Brasil e Croácia, fez com que algumas ruas e pontos comerciais entrassem no clima. Percebe-se que houve como em qualquer outro espaço, a construção de símbolos para esse momento com a fixação de bandeiras em pontos estratégicos, nas casas ou estabelecimentos comerciais. Outros, porém, foram mais ousados. Utilizaram seus próprios veículos.

Diferentemente de outros locais, aqui não teve protesto. O jogo foi assistido em casa com reunião familiar e amigos ou em espaços públicos. Afinal, não dá para se utilizar de falsos discursos, de demagogia ou oportunismos políticos baratos, contraditórios e vazios de quem a trancos e barrancos tentam voltar ao poder.

Sobre o jogo e a mídia.

Tínhamos só duas opções de canais pra assistir esse jogo de estreia do Brasil contra a Croácia - Globo ou Band. Aguentar as babaquices e as asneiras do Galvão e sua equipe ou as contradições e chatices de Neto. Já que o governo brasileiro ainda não fez nada pra diminuir o poder da Globo e a Band ainda (mesmo depois de tanto tempo) engatinha nos eventos esportivos, tive que assistir via globo. Quanto ao jogo, como todo brasileiro, estive torcendo pela vitória da seleção brasileira. Um jogo sem grandes emoções e com poucas jogadas de efeito. Mas o importante foi a vitória.

Confira outros fotos compartilhadas por João Alves





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!