Escola Wellington Belém, em Nova Olinda, desenvolve projeto “Recortes da Literatura Nordestina”


A Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, localizada no município de Nova Olinda, região do cariri e que funciona em regime de consórcio atendendo a cerca de 180 (cento e oitenta) estudantes de três municípios - Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri - lançou durante este período de férias o projeto intitulado “Recortes da Literatura Nordestina”.

Alunos e professores na prática de oficina de fotografia
na trilha ecológica do Rancho Zabelê. 
O projeto tem o propósito identificar e analisar dados sobre as competências desenvolvidas no ensino de literatura em sala de aula, dando a oportunidade do aluno ter contato com a experiência cultural que emana da Literatura nordestina e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens – verbal oral, verbal escrita, musical e visual e quanto aos diversificados temas que a abordam.

Para tanto, o ensaio vai enveredar por várias nuances que se estende desde a produção de e-books a partir dos textos a serem desenvolvidos em sala de aula, criação da biblioteca virtual da escola, além, claro, de buscar a todo tempo incentivar a leitura de obras da literatura nordestina, fomentando a valorização da identidade cultural e social. 

A professora do Laboratório Educacional de Informática – LEI e coordenadora/articuladora deste ensaio, Lucélia Muniz afirmou que o projeto teve início no último dia 24 com uma oficina de fotografia tendo como ministrante o fotógrafo Aglécio Dias, se estendendo até a quinta-feira, 26.

A oficina, como parte integrante, foi trabalhada a partir da práxis. “Locais como  a Trilha Ecológica do Rancho Zabelê e a Ponte de Pedra fizeram parte do cenário. Aqui os alunos puderam perceber um pouco das riquezas naturais que nos cercam e colocar em prática o que viram durante as aulas teóricas”, frisou. 

Na sexta-feira, 26, os cerca de 25 estudantes que se propuseram a participar da empreitada durante o recesso escolar analisaram as fotografias feitas nesses espaços. “A intenção aqui é fazer com que eles já possam a olhar criticamente para as fotografias feitas, perceber seus efeitos e as técnicas, ideias que as tornam ou as aproximam do profissionalismo, mas fundamentalmente que aprendem a contextualizá-las” –, ressaltou Lucélia. O Rancho Zabelê e a Ponte de Pedra estão localizados em Nova Olinda.

Alunas Maria Fabiana e Vicência Linard durante aula
prática na oficina de fotografia.
Segundo a professora a ideia é dar continuidade ao projeto e visitar outros locais com as mesmas características. “Os espaços foram esses, mas poderia ser o Pontal, o Museu, O Casarão (em Santana do Cariri), Pedra Grande do distrito do São Romão, A ARCA e a Trilha Ecológica do Sítio Poças (em Altaneira), locais que retratam as várias linguagens nordestina”, destacou.

Pretende-se ainda que os envolvidos possam por intermédio dos livros da literatura nordestina se sentir estimulados a serem construtores de textos e multiplicadores dessa ideia. As produções farão parte da Biblioteca Virtual da instituição. Aqui haverá a transformação dos textos em e-books, sendo os mesmos disponíveis para hospedagem em redes sociais e blogs.

Confira mais fotos do Projeto clicando aqui





3 comentários:

  1. É maravilhoso, cedinho, já se deparar com a notícia das atividades que estão sendo desenvolvidas aqui na EEEP Wellington Belém de Figueiredo. Grata pela matéria! Que realmente possamos colher bons frutos do Projeto "Recortes da Literatura Nordestina" - estou muito feliz ao ver a motivação dos alunos... estes estão se empenhando ao máximo, inclusive se deslocando de outros municípios, a exemplo dos alunos de Altaneira e Santana do Cariri, para participarem das atividades! Nicolau - Um Bom Dia para você e um grande abraço!

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    1. Abraços, Lucélia. Projetos como esses enriquece de conhecimentos os alunos, professores, núcleo gestor e demais membros da comunidade escolar.

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  2. Regozijo-me pelo seu empenho em divulgar os projetos realizados em nossa escola. Isse projeto fortalece o nosso fazer pedagógico que tem como foco uma aprendizagem significativa para o educando. Parabenizo a professora Lucélia Muniz pela iniciativa e a todos os estudantes envolvidos, como também o apoio da Rede de Blogs.
    Ana Maria Batista.

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