10 fotografias que demostram o caminho para a inserção de Altaneira na rota turística


A inserção do município de Altaneira na rota do turismo sempre foi uma das principais bandeiras defendidas pela grande maioria das pessoas que querem ver este espaço social com pouco mais de meio século de emancipação política dar voos mais altos em busca de crescimento e desenvolvimento econômico.

É sabido que a o fomento industrial ainda é a mola propulsora para qualquer crescimento econômico de uma cidade. Sabe-se também que Altaneira não possui as condições necessárias para esse fomento. Tanto é que assistimos passivamente à deslocalização de grande parte das indústrias para outros municípios, com custos muito elevados, tanto ao nível do emprego como da criação de riqueza. Cita-se aqui, Nova Olinda, Crato, Juazeiro e Barbalha, para não irmos muito longe.

Dois dos mais importantes projetos que podem contribuir não só para esse ideal, mas para a geração de emprego e renda vira e mexe volta a ser discutido. A construção da pavimentação ligando os municípios de Altaneira a Assaré e a Urbanização e Revitalização da Lagoa Santa Tereza. Ambos em processo de análise e de angariação de recursos. Se concretizados permitirá que os altaneirenses saiam do isolamento, abrindo caminhos para autonomia econômica.

É urgente inverter esta tendência. A grande aposta das administrações para os próximos anos deve passar, necessariamente por definir uma nova estratégia de industrialização do município, uma política transversal de fomento industrial para o período de 2015 a 2020, e que se construa as bases para o crescimento econômico sustentado e duradouro.

Enquanto isso não se desenha, algumas práticas já vêm ocorrendo. A Associação e Fundação ARCA há mais de uma década tem colocado este lugar na rota turística a partir de projetos sociais e culturais, a grande maioria destinada a geração de renda e conhecimentos musicais agregando visitas quase que mensalmente. Recentemente, o esporte aliado ao conhecimento histórico, natural e ecológico deste lugar vem sendo um dos caminhos para a inserção turística, como a exploração de forma sustentável da Trilha do Sítio Poças.

Ouros locais, se bem aproveitados e se tiver um investimento considerável pode contribuir decisivamente para a incorporação do turismo no crescimento e desenvolvimento econômico desta “terra alencarina”. Nos ajuda a explicar essas assertivas a Pedra Grande, a Nascente, o Forno do Contino e o Paredão dos Índios (Distrito do São Romão), O Caldeirão no Sítio Tabuleiro, Riacho da Samambaia, Lagoa do Sapo (conhecida popularmente por Barragem), Cachoeira do Amor, etc.

Confira as fotos

Paredão dos Índios (Distrito do São Romão)
Nascente no Vale do São Romão.
Forno (no trajeto São Romão - Farias Brito)
Trilha Ecológica do Sítio Poças no dia do Desafio.
Projeto ARCA
Projeto ARCA em dia de visita.
Pedra Grande (Distrito do São Romão)
Lagoa do Sapo (Barragem), na Zona Rural
Lagoa de Santa Tereza.
Lagoa de Santa Tereza idealizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!