Trilha Ecológica do Sítio Poças ganha replantio compensatório


Desde que foi construída e inaugurada em começos de março do corrente ano a Trilha do Sítio Poças, localizado no município de Altaneira, em propriedade do empresário Devaniltom Soares, conhecido popularmente como Palito, teve que passar de áreas antes pouco conhecidas para espaços que fosse necessário ao percurso humano.  

João Bel ao lado de árvores frutíferas.
Foto: Raimundo Soares Filho.
Para o surgimento da trilha ecológica foi necessário a descobertas de matas e o seu corte, o que demandou, por parte dos organizadores, um comprometimento em preservar vestígios históricos que comprovam a existência de moradores outrora naquele lugar, como restos de paredes de casas e, claro, uma consciência ambiental.

Nesse sentido, algo em torno de 250 (duzentos e cinquenta) mudas já foram doadas para o replantio compensatório para recuperar áreas desmatadas. Esse processo está sendo feito de forma gradual pelos próprios trilheiros e amantes da prática saudável do esporte e do cuidado com o meio ambiente. Árvores muito bem vistas na culinária brasileira e que são utilizadas na medicina popular, como a Aroeira, e o Cedro, típico da Mata Atlântica e que pode chegar até 30 metros de altura já forma plantadas nesse último sábado, 03/05.  

A intenção ainda é plantar árvores frutíferas que servirá para dar um ar mais agradável ao clima e, claro, atrair mais visitantes. Incluem-se nesse rol a Manga Fava e a Goiaba Paloma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!