Escolas de Altaneira poderão implantar xadrez em atividades extracurriculares


As instituições de ensino do município de Altaneira, de nível fundamental e médio podem implantar, como atividades extracurriculares, fora do horário de aulas, o jogo de xadrez.  A ideia parte de um grupo de universitários liderados por Cláudio Gonçalves e Givanildo Gonçalves.

Segundo Cláudio a ideia já foi levada até o Secretário Municipal da Educação, Deza Soares que, se mostrou favorável. Para o universitário o propósito é inserir o xadrez não só nas escolas de ensino fundamental, mas também na única de nível médio que o município dispõe. “Queremos aguçar a capacidade de raciocínio lógico do corpo discente aliado à noção de ética e cidadania”, disse. “Para tanto”, complementou, “necessitamos de parceria das instituições e dos órgãos governamentais não só em abraçar a causa, mas principalmente em contribuir para a compra dos tabuleiros”. 

Outra finalidade do projeto é utilizar o jogo de xadrez como mais alternativa pedagógica visando contribuir para um melhor aproveitamento nas disciplinas de matemática e formação humana. Se o projeto for abraçado de forma efetiva haverá anualmente campeonatos no dia do estudante nas escolas com salas de aulas de 5ª a 8ª séries e do 1º a 3º ano do ensino médio. Cláudio informou que está a procura de professores e alunos voluntários.

Vale registrar que a inserção do xadrez nas atividades educativas é uma inciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura visando desenvolver habilidades, tais como a memorização e o raciocínio lógico-dedutivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!