Educação de Altaneira é premiada com Escola nota 10


A educação do município de Altaneira conseguiu a partir da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Rufino de Oliveira, situada à Rua Padre Agamenon Coelho, entrar no rol das instituições de ensino premiadas como Escola Nota 10.

A informação foi motivo de comemorações pelos professores, secretários escolares e gestores de outros espaços educativos, tão logo a Gerente Municipal do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, Micirlândia Soares, divulgou o feito na rede social facebook na tarde desta segunda-feira, 12. O professor Reginaldo Venâncio destacou como essencial na conquista desse resultado o “papel dinâmico e significativos de todas as ações que as professoras/educadoras vêm realizando” e completou arguindo sobre os trabalhos dos demais servidores componentes da comunidade escolar que, segundo ele, “certamente tiveram parcela relevante em todos os momentos difíceis em busca de soluções pontuais para solução dos problemas”.

Professora Lígia Venância e Alunos na EMEF Joaquim
Rufino de Oliveira.
Leocádia Rodrigues, que responde pela direção da escola, foi metafórica ao expor o prazer em fazer parte de um espaço escolar com esse reconhecimento. “Como os girassóis anunciaram os bons tempos chegaram .....”. Ainda aqui, ela agradeceu o empenho da Secretaria da Educação, por meio do titular da pasta, Deza Soares e, ao executivo, a partir do gestor Delvamberto e, claro a todos os envolvidos diretamente nessa conquista, a começar pelo alunado. E foi enfática ao ressaltar que essa é a primeira vez que Altaneira é e tem uma escola nota 10. Esse sentimento foi compartilhado pela professora coordenadora Maria Socorro Lino.

A instituição de ensino mencionada foi destaque nos resultados do SPAECE 2013 ao lado da Joaquim de Morais que juntas, nas turmas dos 2º e 5º anos, conseguiram elevar a proficiência em língua portuguesa e matemática.
Professora Cícera Pereira e Alunos da Joaquim Rufino de Oliveira
O “Prêmio Escola Nota Dez” foi instituído, em junho de 2009, através da Lei 14.37, pelo Governo do Estado, por meio da SEDUC com o objetivo de fortalecer, valorizar e ampliar o trabalho que vem sendo empreendido pelas escolas em relação aos resultados de alfabetização.  A Joaquim Rufino de Oliveira está entre as 150 (cento e cinquenta) escolas públicas que apresentaram os seguintes critério: 1º - ter pelo menos 20 (vinte) alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; 2º - ter o Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização - IDE-Alfa situado no intervalo entre 8,5 e 10,0.

O Secretário da Educação, Deza Soares, afirmou na manhã desta segunda-feira que pretende realizar um seminário visando apresentar e socializar esses resultados, ao passo que agradeceu todos que contribuíram direta ou indiretamente para esse avanço considerado na educação do município e mencionou que esse era uma das principais metas da gestão. “Sempre acreditamos que esse resultado seria possível e não só acreditamos como também divulgamos como uma das principais metas dessa gestão, exatamente por acreditar na competência, no profissionalismo e na força de união dessa gente dedicada e compromissada com a educação é que procuramos fazer o diferente com apoio e intervenções nos momentos certos"

O Secretário frisou ainda como ferramenta imprescindível desse resultado as diversas formações pelas quais passam os professores e formadores. “Sou convicto de que o apoio da secretaria de educação e do governo municipal, através de formações pedagógicas, materiais pedagógicos, encontros nas escolas e outros ambientes sócio educacionais, inclusive com alunos e pais, sem esquecer as intervenções conjuntamente com o paic/pnaic, formadores, consultoria, núcleos gestores, equipe técnica, coordenações, crede 18 e demais equipes da educação, vem contribuindo significativamente para a melhoria da nossa educação e consequentemente para esse resultado, portanto, somos todos vencedores, estamos todos de parabéns, em especial, essas excelentes profissionais da escola Joaquim Rufino, diretamente responsáveis por essa brilhante conquista”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!