Instituto Agropolos construirá cisternas no município de Altaneira


A Assessoria de Comunicação do Instituto Agropolos, representada por Benedito Machado, encaminhou na tarde desta sexta-feira, via correio eletrônico ao Informações em Foco, artigo falando que no município de Altaneira, na região do cariri, será construído cisternas de calçadão e cisternas de enxurrada.

Segundo a Assessoria, os técnicos do Instituto Agropolos estão participando de encontro em Gravatá, no Estado de Pernambuco, visando o planejamento de execução desse projeto que faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).  O evento vem ocorrendo deste de quarta-feira, 12 e termina nesta sexta-feira, 14.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

Francisco Marcelino e Cândido Júnior, coordenador do
Projeto de Cisternas do Instituto. Foto: Benedito Machado.
 O projeto prevê a construção de dois tipos diferentes de reservatórios, a depender do tipo da propriedade rural, seis mil calçadão e seis mil enxurrada. Os dois modelos captam água da chuva, tendo capacidade de armazenar até 52 mil litros de água e são construídas perto da casa das famílias. A diferença é que a enxurrada deve ser instalada no caminho por onde passa a enxurrada, enquanto a calçadão é um pouco maior para captar água em áreas em declive”, disse Benedito Machado.

Em 2014, além do município de Altaneira, Catarina, na microrregião do Sertão dos Inhamuns, receberá 100 cisternas calçadão e 100 cisternas de enxurrada por este Instituto, beneficiando 200 (duzentas) famílias destas localidades.

Para Francisco Marcelino, coordenador do Programa de Ações Estratégicas do Instituto Agropolos, o evento marca o início das ações para construção de cisternas que ampliam o acesso à água para produção de alimentos e criação de pequenos animais.

Antes da instalação do reservatório, as famílias irão passar por capacitação para obterem maior rendimento da água das cisternas para a produção de alimentos e a criação de pequenos animais. A identificação, mobilização e capacitação dos beneficiados, assim como a construção dos reservatórios e a assessoria técnica para os produtores ficarão sob a responsabilidade das entidades que foram habilitadas no edital do projeto lançado pela FBB em outubro do ano passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!