Rede de Blogs de Altaneira promoveu I Encontro de Blogueiros do Cariri



Por iniciativa da Rede de Blogues de Altaneira e com o apoio do Governo Municipal, por intermédio das Secretarias de Educação, Administração e Finanças e da Cultura, Desporto e Turismo, o I Encontro de Blogueiros do Cariri ocorreu neste domingo, 26, no auditório da Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro.

Participantes do I Encontro de Blogueiros do Cariri, no auditório da E.M.E.F. 18 de Dezembro.
Foto: João Alves.
Dentre as finalidades do encontro estava debater o universo da cultura digital, a liberdade de expressão, a regulamentação das mídias e a democratização da cultura e dos meios de comunicação, além de se voltar parta a atuação dos Blogueiros no município.

Raimundo Soares Filho, do Blog de Altaneira.
O jurista Raimundo Soares Filho, do Blog de Altaneira, e um dos organizadores do I Encontro, definiu a importância do evento. “Recebemos mais 40 (quarenta) inscrições de vários municípios. A nossa intenção era ratificar a importância dos blogueiros e tornar público um trabalho que já se conhece por meio da internet. Altaneira hoje é, sem medo de errar, um dos municípios onde a grande maioria das pessoas estão conectadas o dia todo e, mais, é aquele que se comparado com outros de maior porte, o que possui um elevado número de blogues e isso é muito significante, pois permite aos internautas terem mais alternativas”, apontou. 

Para atender aos objetivos o vereador Amadeu de Freitas, do município de Crato, fez uma discussão sobre a Regulamentação do Marco Civil da Internet. No ensejo, houve uma menção dos principais artigos que compõem o corpo do projeto que faziam alusão as regras de responsabilidade civil de provedores e usuários sobre os tipos de conteúdos postados na rede, as medidas para preservar e regulamentar direitos essenciais do internauta, tais como a liberdade de expressão e a privacidade e, claro, uma abordagem sobre os princípios as diretrizes que visem a garantir alguns dos fundamentos de funcionamento de operacionalidade da rede, a saber, a neutralidade.

Foi gerado um debate sobre temas que impediam a aprovação do marco ainda em 2013. Ganhou destaque aqui os interesses das grandes corporações e empresas de comunicação ligadas a tradicional mídia que temem a força, a velocidade com que chegam as informações e as suas intensidades, além da perca de audiência. Discussões que inclusive iam além do marco, como direitos autorais, comunicação eletrônica de massa e a ampliação do acesso, ainda insuficiente, da massa popular a internet.

O comunicador Beto Fernandes, do Blog do Juazeiro, em uma palestra interativa arguiu sobre A Força da Blogosfera no Momento Político Atual. “Havia um consenso de que o processo eleitoral de 2010 seria a eleição da internet. Mas afirmo que a desse ano, sem dúvida, ante os grandes feitos e mobilizações ocorridas recentemente por meio da rede, se configurará como a eleição movida pela internet. É nesse cenário que nós, enquanto blogueiros necessitamos estar preparados e com perfil traçados de que caminhos iremos seguir”, argumentou. Precisamos saber do potencial que nós temos enquanto mídia alternativa. De acordo ele urge a necessidade de sermos e nos representarmos, antes a morte dos veículos de comunicação tradicional, de fato essa alternativa. Para tanto, além de termos essa definição, faz-se necessário que tomemos partido para que novas versões e outras verdades dos fatos possam aparecer e povo possa formar sua opinião, completou Beto.

A tarde mais duas palestras. Com criatividade e interatividade o professor Augusto Monteiro, de Crato, discutiu Os vícios de linguagem na Rede e as maneiras simples de se escrever textos e que consiga ligar de maneira coerente emissor e receptor. “Nem sempre conseguimos externar o que pensamos para o leitor em nossos textos. Na grande maioria das vezes somos mal interpretados ou não fazemos por nos entender”, ressaltou Augusto. É fundamental que tenhamos domínio da língua portuguesa e que escrevamos sendo subsidiados pela norma culta. Algumas linguagens típicas de internet, o que ele chamou de “internetês”, não são bem vindas em textos de blogues, mas aceitáveis em certos momentos, como bate-papos, “desde que devidamente explicados ao internauta que é uma forma de agilizar a conversa”, frisou.

O Advogado José Maria Gomes, do Blog do José Maria, discorreu sobre a temática Os Crimes na Blogosfera. Com o subtítulo “Pense Antes de Postar” ele fez menção a algumas definições de crimes e pontuou aqueles que são os mais evidentes no âmbito dos blogs. Dessa feita, aqueles cometidos contra a honra do leitor e de outro blogueiro, contra a raça ou cor e contra a propriedade intelectual, mais conhecido como plágio.

Foi consenso entre os participantes a força, o potencial e os caminhos trilhados para o crescimento da blogosfera, tanto em quantidade quanto em qualidade que só demonstra que o maior beneficiado desse resultado é o leitor/internauta. O que precisa ser melhorado e para isso exige uma preocupação maior e constante do estado, na promoção de políticas públicas que contribua para a ampliação do acesso de populações as redes mundiais de computadores, não só de acesso mas principalmente de garantias de alfabetizá-las digitalmente. 



No final do Encontro os 10 (dez) blogs do município mais visualizados em 2013 foram condecorados com troféus, conforme listagem abaixo.

1 - Blog de Altaneira – 1.276.343 visualizações;
2 - Blog Radio Altaneira FM – 404.340 visualizações;
3 - Blog Prof. Paulo Robson – 337.277 visualizações;
4 - Blog Informações em Foco – 229.666 visualizações;
5 - Blog Igreja Internacional da Graça de de Deus – 187.640 visualizações;
6 - Blog Mandíbulla de Altaneira – 37.290 visualizações;
7 - Blog Ministério Nissí – 28.601 visualizações;
8 - Blog A Pedreira – 24.832 visualizações;
9 - Blog Vereador Prof. Adeilton – 19.211 visualizações;
10 - Blog Projeto ARCA – 16.777 visualizações.

Além dos blogueiros de Altaneira e de cidades vizinhas, participaram ainda radialistas, técnicos em informática, educadores e secretários desta municipalidade. 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo evento, uma ótima oportunidade de reunir os blogueiros da região, bem como capacitar-los quanto as ferramentas da blogosfera que utilizamos diariamente.

    Jonas Deison
    Blog Sobral Online

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Evento!
    SITE BLOG DA PEDRA
    Santana do Cariri.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Evento!
    SITE BLOG DA PEDRA
    Santana do Cariri.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!