Rádio Altaneira Fm promove encontro com inscritos na seleção de novos comunicadores



Inscritos na seleção de novos comunicadores da Rádio
Altaneira FM participam de Encontro da sede da ABA.
Foto: Cláudio Gonçalves.
A Rádio Altaneira FM, através da sua entidade mantenedora - Associação Beneficente de Altaneira – ABA, abriu no último dia 10 de dezembro, um processo de seleção de novos comunicadores para compor o quadro da única emissora radiofônico no município.

As inscrições foram direcionadas para jovens entre 15 a 19 anos, de ambos os sexos. Estas se encerrariam no último dia 18, mas foram prorrogadas até sábado, 21. Na oportunidade, Givanildo Gonçalves (Diretor de Programação da Rádio), Cláudio Gonçalves (Secretário de Atividades Sociais) e este signatário, colaborador e suplente da Diretoria Geral, realizaram visitas às turmas dos primeiros, segundos e terceiros anos da Escola de Ensino Médio Santa Tereza com o propósito de expor as finalidades da seleção para os alunos. Os interessados preencheram o formulário via Google Doc’s no blog da emissora.

Houve dez inscrições e na manhã deste domingo, 22, quatro inscritos participaram de um encontro na sede da ABA. Aqui, Givanildo Gonçalves mencionou sobre os pilares que sustentam a emissora radiofônica, quadro de locutores e sobre as diversas programações. Lembrou ainda que o objetivo maior da formação é contribuir para os formandos consigam ultrapassar as barreiras que ainda existem entre o locutor e o comunicador. “Queremos que vocês sejam não só locutores, mas se tornem comunicadores. O ato de comunicar significa entre outras coisas, dialogar com a comunidade. Sentimos falta disso ainda na nossa rádio”, argui Givanildo.

Cláudio Gonçalves utilizou seu tempo para falar sobre os espaços que precisam ser preenchidos na rádio e mencionou sua trajetória enquanto comunicador como suporte apara aguçar os ânimos dos inscritos, além de fortalecer as discussões sobre o papel desafiador que eles, enquanto locutores/comunicadores terão que enfrentar, mas com “disciplina e responsabilidade os desafios serão, aos poucos superados”, argumentou Cláudio (foto ao lado).

Este blogueiro (foto abaixo) fez uma breve síntese da seleção e dos seus objetivos. Lembramos que o teste visa além de selecionar, formar novos comunicadores. Assim, frisamos que a sociedade vem sofrendo grandes transformações em sua estrutura social, econômica e política, estabelecendo novas relações sociais, passando a exigir da escola, do rádio e dos vários espaços a formação de um novo cidadão, capaz de atuar na sociedade, de maneira a transformá-la. Ante a isso ressaltamos que foi por acreditar na força do Rádio e dos locutores que lançamos essa seleção. Por isso queremos ouvir sua voz e testar os seus talentos.

Pretendemos ainda durante as formações discutir a importância da cidadania nas suas várias facetas. E isso passa necessariamente pelos espaços de poder e por quem tem esse poder e, a rádio está inclusa nesses espaços. Lembramos ainda que a formação cidadã vem sendo destacada como necessária, para que os cidadãos possam contribuir na construção de novos valores calcados na solidariedade.

No espaço aberto aos inscritos Francilene Oliveira, concludente recentemente do ensino médio afirmou que já vem a algum tempo participando dos projetos da ARCA, como a o da Biblioteca e conhecia o espaço da Rádio, mas que atuar como locutora era inovador. Por isso abraçou a causa e pretende contribuir no processo. Lulu frisou que não havia pensado em participar da rádio enquanto locutor, pois não gosta da sua voz, mas disse que entendia o quão aquilo podia ser engrandecedor e ajudará na sua formação enquanto pessoa, enquanto cidadão. O Aluno João Paulo do primeiro ano do ensino médio contou que pretendia desenvolver programas relacionados a problemas sobre o uso de drogas e, ou meio ambiente. Quero contribuir na tomada de consciência das pessoas sobre essas vertentes, concluiu João Paulo que também é atleta de corridas de longa distância e vez ou outra representa Altaneira em outros municípios. Marciel, residente em Aratama, município de Assaré, frisou que a apesar da distancia quer muito participar da formação e ingressar no quadro de locutores da rádio.

Ficou acordado que dia 29, a partir das 09h: 00 haverá a primeira formação, na sede da ABA. Os que não estiveram presentes nesse encontro também podem participar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!