Médicos Cubanos Chegam a Altaneira



O Município de Altaneira foi contemplado na segunda etapa do Programa mais Médicos, do Governo Federal.  O Secretário de Administração e Finanças Ariovaldo Soares recepcionou dois médicos em Fortaleza e na noite desde domingo, 08, os dois profissionais da medicina oriundos de Cuba, a saber, Dr. Pablo Ricardo Hechavarria e a Dra. Yaqueline Teutor Veranes chegaram a Altaneira.

Médicos cubanos em visita a Câmara de Altaneira. Foto: Júnior Carvalho.
Pablo Ricardo e Yaqueline Teutor estiveram na manhã desta segunda-feira, 09, visitando o Legislativo Municipal. O encontro se deu na sala das comissões e contou a presença dos vereadores Antonio Leite e Edezyo Jalled, ambos do SDD, professor Adeilton (PP), além dos titulares das pastas da Educação (Deza Soares) e Administração e Finanças (Ariovaldo Soares).

Ariovaldo ressaltou que é obrigatória a residência dos mesmos nos municípios que vierem a desempenhar suas funções e que a atuação dos cubanos se dará na atenção básica dos programas de saúde da família. Ele arguiu que “os profissionais que estão em Altaneira, estão conhecendo as estruturas básicas do Município e só devem atuar a partir da próxima semana, porque ainda aguardam a liberação de seus registros provisórios pelo Conselho Regional de Medicina do Ceara”. 

Pablo Ricardo Hechavarria e Yaqueline Teutor Veranes.
A chegada dos cubanos já gerou boas expectativas nos munícipes e a estimativa é de que os mais de 6.800 (seis mil e oitocentos) altaneirenses passem a ter mais acessos a atendimento básico de saúde após essa nova etapa. 

O educador da Rede de Educação Cidadã – RECID, Cícero Chagas tão logo tomou contato com a informação frisou “a vinda dos médicos Cubanos trará um salto para medicina preventiva de Altaneira haja visto que são especialistas nesta área”. No ensejo ele lembrou os atos de racismo pelos qual os profissionais cubanos vêm passando desde que desembarcaram no Brasil e, de forma específica no estado do Ceará e concluiu “espero que os Altaneirenses não repitam os atos discriminatório que alguns cearenses proferiram”.

No último dia 28 (vinte e oito) de novembro foram abertas as inscrições para a terceira etapa do programa. O endereço eletrônico para serem efetivadas as inscrições é o Mais Médico. Para formados no Brasil, a inscrição vai até o dia 9 deste mês. Os Secretários municipais de saúde também precisam atualizar os dados dos municípios, além de aproveitar para se inscrever até essa data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!