Agentes de Leitura de Altaneira divulga ações



Agentes de Leitura de Altaneira em atividades literárias
na Fundação Educativa e Cultural ARCA.
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Secult lançou no último dia 03 de dezembro o edital de seleção pública para o projeto “Agentes de Leitura do Ceará – 2014”. O edital no valor de R$ 1.270.000,00, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, vai selecionar 280 jovens e adultos com habilidades mediadores da leitura, que atuarão no âmbito de suas comunidades junto a cerca de 7 mil famílias participantes do Programa Bolsa Família.

De acordo com a coordenação da Política do Livro e da Leitura serão contemplados 52 municípios selecionados pelo próprio Fecop no ano que vem, 2014, tendo como base os critérios técnicos do Índice de Focalização dos Agentes de Leitura – IFAL, definidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica – IPECE, do qual o município de Altaneira está incluso.

O Projeto teve início em Altaneira em 2012 através das agentes Flávia Regina, Flavia Cícera, Raquel de Andrade, Gicelia Marcelino e Tereza D´vila e contou ainda com Adegildo Domingos exercendo a função de Agente Articulador. No ano subsequente Juliete Oliveira e Ana Paula aderiram ao projeto com a saída de Gicélia e Tereza.

É sabido que a finalidade dessa política do estado do Ceará é promover a democratização do acesso ao livro e aos meios da leitura como ação cultural estratégica de inclusão social e de desenvolvimento humano, por intermédio de atividades de socialização de acervo bibliográfico e de experiências de leituras compartilhadas como exercícios de cidadania, de compreensão de mundo e de ação alfabetizadora.

Flávia Regina e as crianças em Rodas de Leituras nas
Comunidades Rurais.
Ante a esse cenário as Agentes de Altaneira lançaram no último dia 11 de dezembro um perfil na rede social facebook com o propósito de divulgar as ações desenvolvidas em 2013 e que concorrem para atingir as finalidades propostas pelo projeto. Inclui-se entre elas as participações nos Projetos Monteiro Lobato desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro, Mala Ambulante no Distrito São Romão e na III Conferência Municipal da Cultura. Entra nesse rol ainda as Contações de história “A margarida Friorenta” e apresentação do livro interativo para as crianças da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Rufino de Oliveira e no Centro de Referência de Educação Infantil Ciranda do Saber, além das Rodas de Leitura desenvolvidas nas comunidades rurais, das oficinas de pintura, montagem de barracas dos cordelistas durante os festejos juninos e do desenvolvimento de artes em dobraduras na Fundação Educativa e Cultural ARCA.

Veja mais fotos compartilhadas via facebook










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!