Serra sabe fazer contas. Só não sabe falar a verdade



José Serra, que sabe que não pode tirar farofa em cima do leilão de Libra, porque as regras do tempo de Fernando Henrique Cardoso davam muito menos do dinheiro do petróleo ao Brasil, está chovendo no molhado nas críticas ao que disse a Presidenta Dilma Rousseff.


Ele publica em seu facebook um texto intitulado “a falácia de Dilma”, tentando provar que o Governo vai  receber menos do que a presidente diz.

Serra coloca uma tabela onde, espertamente – repare as marcas em amarelo, no original – não inclui o valor dos impostos na parcela que fica com a União.

E os impostos (seta vermelha que coloquei), seu Serra, ficam com quem? Imposto de Renda e CSLL ficam com a sua avó torta? Vai me desculpar se não sou gentil como devia, mas tenho horror a “espertinhos”.

Ele, que diz que as contas de Dilma são um truque de Malba Tahan – mexeu comigo, meu herói de infância – não devia dizer isso do professor Júlio Cesar de Melo e Souza, aliás amigo de Monteiro Lobato, o defensor do nosso petróleo.

Lá no final, para não sair lambrecado como na “aula para crianças” em quem que errou nas contas, Serra concede que “Incluindo os impostos, que qualquer atividade paga, teríamos 52,89 reais (não é reais, Serra, são dólares!)” . Como o petróleo vale 100 dólares e custa 30 retirá-lo, a percentagem é calculada sobre 70 dólares. “chegamos a 75,6%, perto de 10 pontos percentuais abaixo do número apresentado por Dilma”, diz Serra.

Bem, eu já publiquei o vídeo aqui, mas como tenho paciência com gente teimosa e mais disposição ainda em tratar com gente que não fala a verdade, transcrevi a fala da Presidenta e vou sublinhar, para ajudar mais ainda:

“Ele (o regime de partilha) tem um mérito. Esse mérito, eu acho que não foi bem avaliado, que é o fato de que parte importante, significativa, das receitas produzidas no campo de Libra ficarão com o governo federal. E que, portanto, isso demonstra o grau de atratividade do campo de Libra. Se 75% de toda a receita é do governo federal, dos Estados e Municípios. E, do restante, no caso, dez por cento é da Petrobras, que entrou com 40%, porque 40% de 25 é 10 (por cento).
Está bom, Serra, ou quer que a gente desenhe?

Vou ajudar um pouco mais: se a o Estado fica com 75%, sobram 25% para o consórcio e, como disse Dilma, a Petrobras tem 40% destes 25, são dez!

Como eu sei fazer contas e sobretudo, sei falar a verdade, aponto que naqueles 75,6 estão contados os dividendos à União dos lucros da Petrobras, mas isso é compensado por outras receitas menores – o bônus de assinatura de  R$15 bilhões, as taxas de retenção de áreas, os licenciamentos, etc – que são e serão pagos pelo consórcio ao Governo.

Se Dilma quisesse inflar os números, poderia ter colocado aí que, daqueles 30 dólares de custos, uma boa parte ficará nos cofres públicos, em impostos e contribuições pagos nos salários dos trabalhadores e na aquisição obrigatória de conteúdo nacional nos equipamentos, plataformas e navios, coisa que quando importávamos tudo não se recolhia.
Mas não precisa.

O governo do seu ex-padrinho Fernando Henrique, agora tio do Aécio, era tão ruim que basta pouco para ser melhor que ele.

Da próxima vez, faça as contas direitinho, preste atenção no que é dito e quando escrever, lembre-se que o nome é Petrobras, não Petrobrax, viu?



Via Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!