Secretário da Educação de Altaneira tece homenagem aos professores




O Secretário da Educação de Altaneira, Deza Soares, publicou na rede social facebook nota em homenagem pela passagem do dia do professor.


Transcrevemos abaixo

 “Neste dia 15 de outubro, momento em que o país se volta para homenagear os profissionais da educação, precisamos parar e pensar na importância que nós, professores, temos para oferecer ainda mais na construção de espaços de poder pautados na justiça social e na cidadania e em contrapartida, o que podemos fazer para continuar ajudando no reconhecimento e na valorização desses mestres na arte de ensinar.

Precisamos saber que as responsabilidades como educadores são complexas, são cumpridas em circunstâncias muito especiais, sob permanente exposição a centenas de olhares fixos daqueles que pretendemos formar.

E pensar assim é saber que devemos ser formador de opinião para que nossos alunos e alunas também possam ser e no futuro bem próximo possam agir como cidadãos atuantes em busca de contribuir na perspectiva da igualdade social.

O ofício de educar, como outros, pressupõem a qualidade, gerada na satisfação e na conquista de aprendizagens protagonizadas por docentes e discentes. O prazer maior nas relações de ensino-aprendizagem está na construção do conhecimento como algo útil, agradável e capaz de desencadear alegria e realização. O professor, sem dúvida, é um dos maiores interessados em qualidade na educação, pois esta sempre carrega potenciais para sua satisfação (o fracasso dos educandos também representa o seu fracasso).

Ante a isso perguntamos: Quem sai ganhando com a desqualificação da educação pública? Quem ganha quando os professores e professoras não são tratados com a dignidade que merecem? Quem goza de alguma vantagem quando os alunos de nossas escolas saem delas sem as mínimas condições de ler e interpretar o mundo, para melhor inserir-se nele? Ninguém. Ao contrário, a sociedade perde. 

E é por isso, que vamos continuar com essa parceria entre governo municipal e a entidade representativa da categoria, o SINEMA, para que possamos proporcionar cada vez mais, melhores condições de desenvolvimento do trabalho e valorização do magistério, com mais formações, melhor remuneração e mais realização de projetos, para que tenhamos melhores resultados na educação. Sem dúvida, somos capazes, em parceria chegaremos ao nosso objetivo e atingiremos a nossa meta.

Reflitamos um dos pensamentos de Paulo Freire “Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. E ainda diz “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Parabéns a todos nós, professores e professoras, que tenhamos muito sucesso na nossa importante missão de educador(a).

Comunicamos que em breve estaremos enviando convite para a realização da nossa confraternização”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!