Sete de Setembro: Altaneira nas manifestações cívicas




Altaneira nas manifestações cívicas alusivas ao sete de
setembro, independência política do Brasil.
Foto: Ítalo Duarte
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade do Brasil, durante o processo da Inconfidência Mineira.

No entanto, ao contrário dos que muitos afirmam, esse fato não significou a independência Econômica do território nacional, haja vista que saímos das amarras lusitanas e caímos sob a tutela da Inglaterra e, posteriormente dos Estados Unidos.

Com a independência política em 1822, as classes sociais menos favorecidas continuaram excluídas. Sem participação nas decisões políticas e sem ter acessos as riquezas oriundas do seu próprio trabalho. O povo mais pobre sequer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Alunos, professores (as)  e  outros servidores em desfile cívico
na  Rua Dep. Furtado Leite
Dentro deste cenário, Estados e os Municípios continuam praticando os atos que revigoram a memória desse processo, como por exemplo, o hasteamento das Bandeiras em pontos estratégicos (Prefeitura, Câmara e Instituições Escolares) e as instituições de ensino, inclusive, na sua grande maioria, ainda continuam trabalhando essa temática sem nenhum rigor crítico. Fortalece a identidade nacional dos estudantes, mas o senso crítico destes com relação ao processo que ensejou o momento e as mudanças e permanências desse cenário está debilitada, outros sequer entende o que foi o sete de setembro.

Abertura do VIII Campeonato de Futsal Infanto Juvenil
no Ginásio Poliesportivo
Enquanto nas várias capitais do Brasil se verificou grandes movimentações e protestos contra a corrupção que vem assolando o país recentemente, inclusive com várias demissões, em Altaneira, na Região do Cariri, as comemorações não se diferenciaram das dos últimos anos, a saber, com a caminhada de Representantes Políticos e Servidores parando nos locais estratégicos e hasteando as Bandeiras do Brasil, Ceará e do Município.

Fizeram parte ainda deste momento a abertura do VIII Campeonato Municipal de Futsal Infanto juvenil, divididos nas categorias sub 10 e sub 16, organizados pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!