Quatro secretários devem retornar a Assembleia Legislativa com reforma de Cid Gomes




Cid Gomes fará reforma no secretariado
O dia foi de expectativa em relação às mudanças que o governador Cid Gomes afirmou que faria nas Secretarias do Estado.

A reforma no secretariado tem o fito de demover de seus cargos os secretários que disputarão as eleições de 2014.

Ao todo, oito mudanças serão realizadas. Quatro dos cinco deputados estaduais licenciados deixarão as Secretárias que comandam para voltar à Assembleia Legislativa: Mauro Filho (Fazenda); Gony Arruda (Esporte); Camilo Santana (Cidades) e Francisco Pinheiro (Cultura).

Quem também se despede é Paulo Henrique Lustosa, que deixa de presidir o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). O anúncio foi feito por Cid em sua página pessoal no Facebook: “Para assumir mandato na Câmara Federal deixa o CONPAM (Conselho do Meio Ambiente) o Deputado Paulo Henrique a quem igualmente agradeço sua valiosa colaboração”.

Após anunciar, no Facebook, que faria mudanças nas Secretarias, os seguidores de Cid na rede social passaram a pedir o afastamento do Coronel Francisco Bezerra. As reclamações dos internautas foram ouvidas e o secretário deixará o comando da Secretaria de Segurança Pública, pasta responsável pelas maiores dores de cabeça do governador. Cel. Bezerra é candidato a deputado.

Evandro Leitão, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e Arruda Bastos, da Secretaria de Saúde, também serão substituídos, pois disputarão as próximas eleições.

Da lista de possíveis exonerados também constavam o nome dos secretários: Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário); Bismarck Maia (Turismo) e Ferruccio Feitosa (Secopa). Além de Fernando Oliveira, da Procuradoria Geral do Estado.

Nelson Martins e Bismarck Maia comunicaram ao governador que não irão se candidatar a nenhum cargo nas próximas eleições e, por isso, escaparam do corte.

Também por não ser candidato, Ferruccio Feitosa permanece no Governo. O secretário assumirá a Secretaria de Esporte, já que a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) será extinta.

A única indefinição era se Fernando Oliveira seria ou não afastado. A resposta: o procurador permanece no Governo.

Dados os substituídos, resta a expectativa para a escalação do novo time. De acordo com o site do Governo do Estado, os novos titulares das secretarias estaduais serão anunciados na próxima semana.

Antes de definir os substitutos, Cid Gomes deve conversar com Eunício Oliveira, José Guimarães e Inácio Arruda, porta-vozes dos principais partidos aliados do Governo: PMDB, PT e PCdoB, respectivamente.

Do acerto com os aliados deve sair um rodízio de pastas. É provável, por exemplo, que o PCdoB deixe o comando da Secretaria da Saúde para assumir outra pasta.


Via Cearanews7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!