Possível saída de Cid do PSB pode mudar panorama político em Altaneira




Segundo informações do O Povo, veiculado nesta terça-feira, 24, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), já admite a possibilidade de deixar a sigla e que em reunião marcada para as 19h de hoje decidirá sobre o seu futuro político-partidário.


A situação de Cid dentro do PSB está insustentável, principalmente com a confirmação do governador de Pernambuco, Eduardo Campo, presidente nacional da agremiação socialista, em concorrer a presidência em 2014. Coloque neste rol, a possiblidade da ex-prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins ter sido convidada a filiar-se no PSB. Ela é um dos principais desafetos dos Ferreira Gomes. A petista ficou de avaliar o pedido. Isolado, o destino de Cid pode ser o Partido Republicano da Ordem Social – PROS.  

Alice Gonçalves, Lélia de Oliveira e Antonio Leite compõem
a mesa diretora da Câmara.
Caso se confirme a saída do governador cearense do quadro socialista, o panorama político de muitos municípios pode sofrer alterações significativas. Uma verdadeira debandada de prefeitos e vereadores ora filiados ao PSB poderá ocorrer. O jurista e blogueiro Raimundo Soares filho, um dos mais atuantes no ramo da política partidária local e que deixou o PT em abril deste ano, iniciou um tópico no grupo “A Política de Altaneira, da rede social facebook, levantando essa discussão. Soares foi enfático ao afirmar que não só a única parlamentar que possui assento na Câmara pela agremiação de cunho socialista sairá, caso o prefeito siga os passos de Cid, mas todos os que compõe a base governista também. “Se confirmada a ida de Cid para o PROS provavelmente todos os vereadores da base do Prefeito se filiarão ao novo partido em Altaneira”, postou o jurista/blogueiro.  Ele arguiu ainda que Delvamberto é o único gestor da história do município que não possui a maioria dos parlamentares filiados a sua agremiação.

A discussão mereceu alguns comentários, inclusive, do líder da oposição no legislativo municipal. “Se se confirmar essa informação de Deurisberto, fica claro que eles adoram seguir prefeito”, disse o vereador professor Adeilton (PP).

A atual administração local possui maioria na Câmara, mas somente a vereadora Alice Gonçalves, no seu primeiro mandato é filiada ao PSB. Forma ainda a base de sustentação da administração os vereadores Antonio Leite e Edezyo Jalled, ambos do PRB e, Flávio Correia e Lélia de Oliveira. Esses últimos tem assento na casa legislativa pelo PCdoB.

Até o fechamento desta matéria, nenhum vereador se pronunciou sobre o caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!