Historiadora Marina de Melo e Sousa fala sobre a História da África nas Escolas




Marina de Melo e Souza fala sobre a inclusão do ensino
da cultura e da história da Árica no currículo nas escolas
brasileiras.
O jornalista Ederson Granetto entrevistou a historiadora Marina de Melo e Sousa sobre a aplicabilidade da Lei 10. 639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. 

A entrevista foi publicada em vídeo em 22 de março de 2012, mas como em 2013 completa-se uma década da implementação desta lei, faz-se interessante buscar refletir sobre o como as instituições de ensino estão buscando se adequar a lei, enveredando sobre o caminho dos avanços e dos empecilhos quanto a isso.

Apesar das perguntas do jornalista ser um tanto rasteiras e simplificadas e, em certa medida descontextualizadas, permite-nos compreender que não basta apenas criar leis obrigando o ensino da história africana, mas se faz necessário gerar condições para que o processo ensino aprendizagem ocorra com qualidade.

A entrevista é dividida em dois blocos. No primeiro, Marina discorre sobre a inclusão do ensino da cultura e da história da África no currículo das escolas brasileiras. Na oportunidade, se percebe o como tem sido o ensino da cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino e as grandes dificuldades que os professores enfrentam na transmissão desse assunto. Marina de Melo e Souza faz parte do departamento de História da Universidade de São Paulo.

No 2º Bloco, é a vez da Antropóloga Rachel Rua Bakke. Ela pontua sobre o ensino da cultura Afro-Brasileira nas escolas e sobre as dificuldades enfrentadas pelos docentes ao tratar da temática.


Vamos ao Vídeo

                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!