Delegados representam Altaneira na III Conferência Estadual da Cultura




Com o tema “Uma política de estado para a Cultura – Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realizou no fim da tarde desta quinta-feira, 20, a abertura da III Conferência Estadual de Cultura – III CEC, que irá se desenvolver até domingo, 22.

A 3 ª Conferência Estadual de Cultura constitui etapa para a Conferência Nacional e foi precedida de conferências municipais, realizadas entre os dias 03 de julho e 10 de agosto, com a participação de 74% do total de municípios cearenses.  Ao todo, 136 municípios realizaram sua fase e que contribuíram com diretrizes para a  esta etapa estadual, vindo a eleger  654 delegados que vão definir as diretrizes e estratégias que, posteriormente, levarão para etapa nacional.

Ana Maria, Secretária Municipal de
Cultura na abertura da III CMC
O município de Altaneira, na região do cariri, chegou a realizar no dia 10 do mês passado a III Conferência Municipal da Cultura. Cerca de 150 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do poder público participaram da palestra e das discussões de propostas para o aprimoramento das políticas públicas no âmbito nacional, estadual e municipal. Naquela oportunidade, mais de trinta propostas foram consolidadas.

A Secretária Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Ana Maria Rodrigues, em conversa informal nos afirmou que foi feito um enxugamento das propostas apresentadas, mas nos garantiu que a nossa luta em prol da construção de um arquivo público municipal foi inclusa e será uma das molas propulsoras da cultura altaneirense. Assim como o levantamento dos pontos turísticos de Altaneira para transformar em miniaturas/suvenis para comercialização. Além do tombamento dos bens materiais e imateriais- patrimônio histórico, cultural e natural do município, o fortalecer do diálogo entre educação e cultura, no sentido da construção de uma sociedade plural e multiétnica a partir da adequação dos currículos escolares quanto a inserção da cultura afro-brasileira e indígena nos conteúdos e trabalhados de forma sistemática, dentre outras.

Delegados eleitos na III CMC no último dia 10 de agosto
A Conferência Municipal elegeu naquela ocasião sete delegados para representar o município nesta etapa estadual na capital do estado do Ceará e na federal marcada para novembro, em Brasília. O professor Reginaldo de Sousa Venâncio e o Cícero Chagas, representante da sociedade civil foram um dos mais animados na representatividade. 

Já neste primeiro dia, Cícero Chagas teceu duras críticas as falhas na Conferência, principalmente no que diz respeito a inserção dos povos negros e indígenas na etapa nacional. “Agora pouco em Fortaleza na Conferência Estadual da Cultura ao mesmo tempo que conseguimos incluir a discussão dos povos negros e ou quilombolas, dos povos indígenas e comunidades tradicionais, não conseguimos garantir um número mínimo desses povos enquanto delegados/as na Conferencia Nacional. Até quando Casa Grande e Senzala vai prevalecer”, arguiu no seu perfil da rede social facebook.

De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, José Anchieta, para as discussões nesta etapa estadual optou-se por tratar do tema geral da Conferência com ênfase nas temáticas mais recorrentes das etapas municipais e sua relação com o Plano Estadual de Cultura - PEC, em fase final de elaboração. A Conferência Estadual de Cultura será mais um momento para pactuar e fortalecer a proposta do Plano Estadual da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!