Conselho Tutelar e Setas de Altaneira alertam comunidade quanto aos perigos de soltar pipas com cerol



Tão importante quanto alertar quanto aos perigos de soltar
pipas com cerol é implementar campanhas contra o trabalho
infantil
O Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social do Município de Altaneira fecharam parceria objetivando realizar campanha de conscientização aos pais e, ou responsáveis para que orientem suas crianças a não soltarem pipas confeccionadas com cerol.

Além dos tradicionais jogos de futsal no Ginásio Poliesportivo, a brincadeira de soltar de pipas tem sido um dos divertimentos das crianças, principalmente durante as festas juninas e neste período de férias, onde elas estão afastadas das escolas.  Todo via, essa brincadeira pode gerar não só divertimento, mas acidentes, tanto para seus praticantes quanto para quem trafega.

Registre-se ainda que tais acidentes, como muitos pensam, não ocorrem apenas por conta do cerol. A travessia desavisada das crianças nas ruas, que esquecem o trânsito e podem ser atropeladas, motoqueiros e ciclistas que caeam ao desviar da linha, e a pipa que muitas vezes enrosca na rede elétrica também causam diversos e graves acidentes.

Segundo informações do blog do Governo Municipal o Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social firmaram parceria com a polícia militar através da operação cerol com o intuito de alertar os pais dos menores quanto aos perigos destes soltando pipas com cerol.

Ainda de acordo informações veiculadas no portal supracitado a campanha de conscientização a ser realizada se deu em virtude de denúncias formalizadas pelos motociclistas.

Saliente-se ainda que soltar pipas com cerol ou não exige alguns cuidados, a saber:

Ø  Não soltar pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos.

Ø  Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos, além disso procure locais abertos como praças e parques.

Ø  Não empine pipa em cima de lajes e telhados.

Ø  Sob hipótese alguma utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol, resultante da mistura de cola com caco de vidro).

Ø  Não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.

Ø  Atenção especial com os motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles. Fique atento para que a linha não entre na frente deles.

Ø  O Uso de “ANTENAS ANTILINHAS” é muito importante para os motociclistas


Tão importante quanto essa campanha chamativa que objetiva alertar quanto aos perigos de soltar pipas com cerol é implementar campanhas objetivando conscientizar as famílias dos menores quanto aos problemas ocasionados pelo trabalho infantil nos diversos espaços, a saber: nos mercantis, farmácias, na agricultura, etc. Palestras e oficinas já seria um bom começo. A comunidade precisa se envolver nessa causa, assim como os espaços de poder constituídos também necessitam debater esse problema crônico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!