Altaneira implantará projeto Ecoelce



Rogério Grangeiro (a esquerda) e o Secretário de Agricultura
e Meio Ambiente de Altaneira (a direita) na sede da regional
da Coelce, em Juazeiro do Norte
O município de Altaneira, na região do cariri cearense implantará o Ecoelce, um projeto de reciclagem de resíduos sólidos que permite ao consumidor entregar certos tipos de lixo reciclável em pontos de coleta e receber um crédito, que é abatido na conta de energia elétrica. Criada em 2007, a ação abrange todo o estado do Ceará e atende a mais de 400 mil clientes cadastrados.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristovão, que esteve reunido na sede regional da Companhia de Energia do Ceará - Coelce, no município de Juazeiro do Norte, tratando desta iniciativa.

De acordo com o Secretário o projeto será implantado nos próximos meses, fruto de uma perceria entre o governo municipal e Associação de Catadores de Material Recicláveis de Altaneira – ACAMRA, criada no último dia 06 de julho.

O Projeto

Pode se cadastrar no Ecoelce todo e qualquer cliente da Companhia de Energia do Ceará, seja ela pessoa física ou jurídica, tendo em mãos a conta de energia  e passar em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce.

Tão logo seja feito o cadastro, o cliente poderá levar  todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. O Ecoelce aceita vários tipos de resíduos, como papel, papelão, garrafas PET, latas, vidro, ferros em geral, tetrapak, plásticos e óleo de cozinha.

“Estamos muito confiantes com essa grande parceria entre a COELCE, GOVERNO MUNICIPAL e ACAMRA, esperamos que a população Altaneirense exerça com responsabilidade essa ação sócio-ambiental e que faça valer o futuro do nosso lixo produzido em nossa cidade”, disse o Secretário.

Texto da Redação do INFORMAÇÕES EM FOCO com base em dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Altaneira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!