Revista Veja é condenada por ofensa a professor de História



Imagem Ilustrativa (google)
Merece destaque a decisão da Justiça gaúcha que condenou a Revista Veja, da Editora Abril, e as jornalistas Mônica Weinberg e Camila Pereira a indenizar, por danos morais, no valor de R$ 80 mil, a um professor de História do Colégio Anchieta, situado em Porto Alegre.

O dano moral em liça emergiu da veiculação pela Veja, edição nº 2074, da matéria "Prontos para o Século XIX". Segundo a sentença de 1ª instância, confirmada pelo Tribunal de Justiça em sede de apelação, a reportagem produzida pelas jornalistas descontextualizou e distorceu fatos, expondo aos leitores, de forma irônica, que educadores e instituições de ensino incutem ideologias anacrônicas e preconceitos esquerdistas nos alunos.

A magistrada entendeu que a revista Veja pressupõe equivocadamente que os pais são omissos e não sabem o que os filhos estão aprendendo em sala de aula. Também disse que a matéria agride ao concluir que os professores levam mais a sério a doutrinação esquerdista do que o ensino das matérias em classe.

A sentença, confirmada pelos desembargadores da 10ª Câmara Cível  do TJ/RS, ainda identifica que o texto das jornalistas ofendeu a honra do professor ao qualificá-lo, de forma pejorativa, como esquerdista, sem a sua autorização, de modo a extrapolar os limites da liberdade de imprensa.


2 comentários:

  1. Não me posso pronunciar em pleno, sem ler a matéria da Veja. Mas, em teoria, concordo com o tribunal. Aos media exige-se bom senso antes de publicar seja o que for.
    Muito jornalismo no Brasil me fez tremer de horror, quando aí morei em 2011, talvez devido à minha formação académica(antes do mestrado, tirei uma licenciatura em Jornalismo e cheguei a exercer a profissão).

    Parabéns por divulgar, Nicolau.
    Um abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  2. Entendo Ruthia. Só podia ser a Revista Veja mesmo. Um veículo de comunicação sensacionalista e, nesse caso específico, desconhece o real sentido da palavra esquerda.

    Fico honrado em tê-la como leitora assídua desse portal, cujo objetivo é ser um veículo de comunicação a serviço da cidadania.

    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!