Município de Tarrafas, no Ceará, terá nova eleição em 40 dias



Lucineide Batista Oliveira (PSB), prefeita de
Tarrafas teve o registro cassado pela justiça
Os habitantes do Município de Tarrafas, no Estado do Ceará, passarão por um novo processo eleitoral para escolha dos novos gestores em um prazo de até 40 dias. Esse fato se deu em virtude da justiça ter cassado os registros de candidaturas da prefeita, Lucineide Batista Oliveira, conhecida por Lucinha (PSB), do seu vice, Francisco Alves de Oliveira, vulgo Nem Alves, além do vereador Alceu Rodrigues de Sousa, mais conhecido por Neto do Chiquinho. Os dois últimos com mandatos pelo PSDB.

José Mauro Lima Feitosa, juiz da 18ª Zona Eleitoral, foi quem anunciou a decisão na última terça-feira, 09.

De acordo com investigações incentivadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido do movimento Democrático Brasileiro (PMDB), durante a campanha eleitoral de 2012 ficou comprovado o abuso de poder econômico para captar votos ilegalmente.

Ainda na campanha, no mês de setembro, Maria Aucioneide, irmã do candidato da oposição, o petista Neto Alcântara, foi agredida por fotografar o transporte de tijolos feitos por uma D-20 no Sítio Oitis, zona rural do Município. O material seria distribuído a eleitores.

Estou “convencido de que houve doação de tijolos e telhas para eleitores, o que caracteriza uma captação ilícita de sufrágio", foi o que afirmou o promotor Edgar Jurema de Medeiros, do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Em conformidade com a ação, Cícera Barbosa Lima Bonfim, Secretária de Ação Social, era a responsável por fazer a distribuição através de autorizações assinadas.

Os envolvidos foram condenados ao pagamento de multa de R$ 3.040,40 e a Justiça determinou ainda a realização de nova eleição num prazo de 40 dias, com base no Código Eleitoral.

O juiz José Mauro Lima Feitosa, com base no Código Eleitoral determinou ainda a realização de nova eleição num prazo de 40 dias. A prefeita Lucineide Batista ainda pode recorrer da decisão.

Aprofunde seu entendimento sobre o caso clicando “Em novembro do ano passado publiquei artigo com essa mesma temática”.




Um comentário:

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!