Veículos de comunicação começam a ser usados pelos vereadores de Altaneira




Imagem ilustrativa. Clique para ampliar

O uso dos meios de comunicação é uma das principais ferramentas para apresentar ideias, expor e debater propostas.  Se bem utilizados, essas ideias podem contribuir para a reflexão dos seres humanos sobre a realidade ao qual estão inseridos, permitindo a intervenção nela. Caso contrário, pode permitir a alimentação das desigualdades sociais, pois seres que não refletem e que não interagem são seres desconexos com o seu meio e não caminham com suas próprias pernas, mas com as dos outros.

Pensar uma sociedade sem as amarras da alienação é pensar na difusão dos meios de comunicação, no seu poderio de atingir a um só tempo as massas populares e, ao mesmo tempo pensar nessas massas participando e interagindo a partir desses meios de comunicação, e, no futuro próximo, elas sendo tutores desses meios.

Não obstante, enquanto isso não chega é preciso que a classe que ora ostenta esse poder da comunicação, na sua grande maioria as classes dominantes (políticos-partidários, profissionais liberais, etc) que vem crescendo de forma assustadora possa realmente usá-lo da melhor forma possível. È necessário pensar em uma maneira de fazer com as informações cheguem se obscurantismos.  Afinal, é impossível se construir uma sociedade  igualitária se não incluir os meios de comunicação como um agente de fomento de informações sérias e coerentes.

Em Altaneira, se se fizer uma ligeira análise, pode-se concluir que grande parcela da população, os jovens na sua grande maioria, tem acesso à internet e a utiliza todos os dias e quase o dia todo.  Os políticos-partidários passaram a perceber a importância dessa ferramenta e o seu grau de alcance e estão investindo pesado. Antes, a rádio comunitária era o único meio de repassar, de divulgar e difundir ideias e projetos. Hoje, a emissora de rádio não mais satisfaz sozinha essa classe. A criação dos sites e os blogs demonstram isso.

Mas até que ponto isso é bom para um município como Altaneira? De que forma isso pode ajudar na luta por políticas públicas e para alcançar estes altaneirenses ainda tão marginalizados do universo cultural?

Diante desse cenário, é preciso que os políticos-partidários altaneirenses que estão utilizando essa ferramenta, como os parlamentares Adeilton Silva (PP) e Edezyo Jalled (PRB) pensem em uma forma de ampliar a participação popular a partir de seus blogs.  Torna-se necessário que lutem não só por políticas públicas, mas principalmente por uma comunicação inclusiva que informe com simplicidade sem ser chula, que atraia sem ser apelativa, que convide as pessoas a ver, ouvir, participar e fundamentalmente que possa fazer dos leitores não plateia, mas cidadãos mais conscientes.

Ante isso, que os dois edis sirvam de exemplos aos demais, mas ser perder de vista os objetivos expostos acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!