Professores da rede municipal de Altaneira cobram cumprimento de mudança de nível




Professores durante a Semana Pedagógica 2013
Foto de Arquivo

A classe de professores da rede municipal de ensino de Altaneira vem cobrando insistentemente a mudança de nível de graduado para pós-graduado. O assunto está sendo um dos mais discutidos dos últimos dois dias e vem envolvendo não só os docentes, mas também a entidade representativa da classe, o Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira – SINSEMA, bem como também o Secretário de Educação, Deza Soares.

A temática ganhou notoriedade quando o professor e diretor do SINSEMA, José Evantuil publicou via rede social facebook que a mudança de nível I para o II, após 36 meses de espera, o enquadramento não havia ocorrido por falta de tempo hábil para as homologações. O mesmo chegou a indagar se quando houver o enquadramento o pagamento será feito retroativo ou se os docentes terão prejuízos.

O Professor Paulo Robson, por sua vez, questionou a informação do diretor da entidade e chegou a relatar que “o próprio secretario de educação afirmou na semana pedagógica que TODOS nossos direitos seriam respeitados, e que nem precisaria ser feito requerimento, tudo aconteceria automaticamente. Desculpe-me Evantuil, mas não posso acreditar nessa noticia”.

O jurista Raimundo Soares Filhos frisou que o requerimento é fundamental para que seja iniciado o processo administrativo e lembrou que os servidores em cargos de comissão nos últimos três anos não fazem jus a progressão.

O vereador e professor Adeilton argumentou que havia dialogado com Maria Lúcia de Lucena, presidente do SINSEMA e que esta, pós-reunião com o titular da pasta da educação relatou que os professores não passarão por mudança de nível no momento. O mesmo aproveitou a oportunidade para tecer críticas ao secretário. “Espero que tudo isso seja resolvido da forma mais consciente possível. E a cada dia me surpreendo mais com as ações das pessoas que antes muito reclamava por justiça e cobrava respeito às leis e hoje vive desrespeitando-as”, completou Adeilton.

O SINSEMA também foi alvo de críticas. Paulo Robson cobrou posicionamento do órgão. “Gostaria de saber qual o posicionamento do a respeito. Além de apenas informar tal decisão ao. Até onde sei, suas atribuições vão muito além de transmitir informações obtidas em reunião. Pelo que estou vendo, o Sindicato está dando respaldo a essa questão tanto quanto deu ao aumento salarial de 10% concedido pela presidente Dilma no inicio do ano que até agora não recebemos”.

O Secretário questionou alguns dos posicionamentos e afirmou que “é extremamente necessário que as pessoas, em especial, aqueles investidas em cargos públicos, ao se utilizarem das redes sociais, se fundamentem para em seguida postarem os seus comentários, abolindo as "informações" fantasmas, ou seja, frutos da sua própria criação”.

Deza explicou ainda que documentação encaminhada juntamente com os requerimentos se encontram sob análise da Procuradoria Geral do Município e que estão dentro dos procedimentos legais aguardando parecer. “Portanto, deixo bem claro que não tomarei nenhuma decisão precipitada para satisfazer a vontade de A ou B, porém, tomarei decisão no momento propício, com muita responsabilidade e certo do que estou fazendo, em benefício tanto da categoria, quanto do município. É importante lembrar que a progressão implica em cerca de 22% sobre a remuneração do professor, completou o secretário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!