quarta-feira, 6 de março de 2013

Ceará tem quase 150 mil crianças e jovens fora da escola




O trabalho infantil pode ser apontado como um dos
fatores responsáveis pelo abandono escolar

No Ceará, 148.038 mil crianças e jovens entre 4 e 17 anos estão fora da escola. A maioria desses jovens tem entre 15 e 17 anos e somam 98.502 mil. Já entre as crianças de 6 a 14 anos o número é de 25.043 mil e de 4 a 5 anos, 24.493 mil.

Por outro lado, 2.052.892 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estão frequentando a escola no Ceará, de um número total de 2.200.930 milhões de crianças e jovens que vivem no Estado. No entanto, este número está abaixo da meta estabelecida pelo movimento Todos Pela Educação, responsável pela divulgação destes dados.

O estudo, que traz dados sobre o desempenho dos estudantes brasileiros, acompanha os indicadores educacionais do País com relação ao atendimento escolar à população de 4 a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos no ensino fundamental e médio, conclusão dos estudos e financiamento da Educação. A entidade estabelece que até 2022, 98% ou mais dos jovens e crianças entre 4 e 17 anos estejam matriculados e frequentando a escola.

Segundo dados do relatório, 93,3% da população de 4 a 17 anos no Ceará frequenta escola ou creche (2011), a meta estabelecida pelo movimento era de 94,8%.

No Estado, 63,6% da população de 16 anos concluiu o ensino fundamental em 2011 (a meta era de 69,3%) e 55,8% da população de 19 anos concluiu o ensino médio (a meta era de 44,5%).

O estudo aponta ainda que 31,9% dos alunos cearenses possuem aprendizagem adequada à série para o 5º ano do ensino fundamental em matemática e 38,7% em português. A meta era de 24,5% e 36,8%, respectivamente.

Nos anos finais do ensino fundamental (9º ano), 24,4% dos alunos no Ceará ultrapassaram a meta parcial de 21,5% em Língua Portuguesa. E, em Matemática, 14,5% alcançaram o nível (a meta era de 18%).

Já no 3º ano do ensino médio, 24% apresentaram desempenho adequado em português, para uma meta de 28,9%; e 9% em matemática, inferior à meta parcial de 21,5%.

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