O que é ser professor?




Ser professor é muito prazeroso, pois a escola ainda é o espaço ideal para se poder contribuir de fato para a construção da cidadania e a politização dos jovens.

Levar para a escola temas recorrentes do cotidiano, instigar os estudantes a participar do debate e fazer com que os próprios sejam, a um só tempo, participantes e autores do próprio debate é, sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis para um professor. Toda via, quando isso acontece, permite que se perceba que somente a partir da educação é que se consegue construir um país melhor.

A função das instituições de ensino, portanto, está alicerçada nesses conceitos, a saber, cidadania e politização. E o professor ocupa espaço central no atingir dessas finalidades educacionais.

Se o professor é um dos personagens centrais dessa discussão, os alunos ocupam o mesmo papel, afinal, a conquista da cidadania e da politização dos mesmos só pode ocorrer com sucessos se houver a participação efetiva destes.

Ano passado, quando ministrava aula sobre Reformas Religiosas na turma do Segundo A, os alunos demonstraram o quão as aulas podem ser produtivas se eles, agentes centrais, participarem. Discutíamos sobre Reformas, mas como na história um assunto leva a outro, eles perguntaram sobre a importância das Diretas já.  Sem mais delongas, segue abaixo trecho da explicação sobre o assunto:


Cansados da ditadura militar que já comandava o país por décadas, este movimento estudantil foi aumentando aos poucos, até se tornar a maior manifestação pública da história do país.

Em 1983, o senador Teotônio Vilela foi à rede nacional dizer que era hora de se criar um movimento para estabelecer eleições diretas em terras tupiniquins. Foi à semente plantada na cabeça dos estudantes, que daí em diante passou a realizar manifestações cada vez maiores por várias cidades.

Para se ter uma ideia da escala, os primeiros protestos aconteceram ainda em março de 83, com cerca de 10 mil pessoas. Em abril de 84, o movimento já beirava dois milhões de pessoas protestando a favor das diretas, de um espaço social sem as amarras da repressão e em prol da conquista da democracia político-partidária.

Em 2014 esse movimento completará três décadas e ainda é um símbolo de organização e conscientização política.

Portanto, ser professor não é somente adentrar em sala de aula e despejar conteúdos, pois isso não leva ao objetivo acima descrito. Ser professor é trazer os alunos para o debate, fazer com que eles se sintam partes da temática e possam a parti disso, se tornar sujeitos críticos e atuantes do meio que o cerca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!