Altaneira - CE: Debate entre o Secretário de Educação Deza Soares e o vereador professor Adeilton




Painel do Blog do Prof. Adeilton
A disputa entre o vereador professor Adeilton (PP) e o Vereador licenciado Deza Soares (PCdoB), hoje na condição de Secretário Municipal de Educação sempre foi uma constante no plenário da casa legislativa.


Essa disputa chegou inclusive a desembocar no campo das apresentações de matérias na casa, o que levariam ao posto de parlamentar mais atuante. 

Nos seus três mandados Deza exerceu a função de porta-voz da oposição e logrou o posto de edil mais atuante. Ao longo desse período, foi o que teve mais matérias apresentadas, votadas e aprovadas, assim como rejeitadas também. Em um desses três mandatos, teve como companheiro de função o professor Adeilton.

Nos últimos dois anos do quatriênio 2009/2012 testemunhou-se uma reviravolta nas ações e nos comportamentos dos referidos edis. Afinal de contas, não foi qualquer mudança. O comunista deixou de exercer a função de líder da oposição e passou a compor o corpo da base aliada da administração em função da cassação do então prefeito Antonio Dorival de Oliveira (PSDB) por má utilização do dinheiro público. Mudei de bancada, mas não larguei meus princípios que são transparência, lealdade, honestidade e zelar pelo bem da comunidade. Era o que sempre repetia o comunista quando indagado sobre a nova fase na vida política partidária.

No contraponto e, já na sua primeira legislatura, o professor Adeilton que foi eleito pelo PSDB e depois se filiou ao PP teve a dura missão de liderar o grupo da situação e ainda fazer a “trancos e barrancos” a liderança, sempre contestada, do prefeito na casa. Nos últimos dois anos exerceu e vem exercendo o posto de homem forte do agora recente grupo oposicionista (que sempre foi situação).

Do fiel escudeiro, do parlamentar que defendia a todo custo, inclusive pondo em risco sua própria imagem, as administrações passadasem específico da administração “NOVOS CAMINHOS, NOVAS IDEIAS", para o vereador questionador foi um pulo. Só precisou mudar de lado, o seu grupo político foi destronado do poder, primeiro pela justiça e depois confirmado pelo voto popular.

Há quem apostasse que com a saída de Deza do legislativo para assumir a pasta da Secretaria de Educação essa disputa cessaria. Ledo engano. O debate ganhou corpo nas redes sociais quando o progressista fez duras crítica ao secretário no seu blog.  Adeilton criticou a postura do secretario ao optar pelo salário de vereador, mesmo não mais exercendo essa função.

Vereador Prof. Adeilton. Foto de arquivo
“Acredito que pela postura que o nobre Vereador sempre adotou, em defesa da ética, da moralidade, da transparência e da legalidade, o mesmo vem sendo no mínimo indecente em optar por tal recolhimento. Defendo que todo e qualquer servidor deve receber pela função que exerce a frente da municipalidade, apesar de ser legalmente previsto como já citado, acho imoral um cidadão exercer uma função e ser gratificado por outra que não atua. 

Considerando ainda a independência dos poderes, fica meio que intrigante um Agente Político do escalão do executivo ser remunerado pelo Legislativo Municipal. Se os vereadores não querem ter perca salariais, então não assumam outra função diferente da que o povo lhe atribuiu no ultimo pleito eleitoral.”, disse ele.

O Secretário (foto alo lado) rebateu as críticas através do facebook. “No meu caso não há omissão, más sim, além de falta de tempo, pouca atenção em responder comentários de quem tenta se maquiar e sair do foco das atenções sobre acusação/condenação de conivência em fraudes licitatórias, como é o caso do Prof. Vereador Adeilton Silva, que mesmo tendo obrigação de entender procedimentos como tal (opção pela remuneração no serviço público, o que é comprovadamente legal), ele tenta alimentar informações indevidas, no sentido de confundir as pessoas. É nisso que vejo falta de postura, indecência e imoralidade. 

Para que fique bem claro, a remuneração de qualquer servidor público municipal é paga com recursos do município, seja o servidor do executivo ou do legislativo, portanto, com todo respeito ao parlamento, acho muito justo que o Secretário, principalmente, o de educação, que trabalha acentuadamente mais de que o vereador faça opção pela maior remuneração entre os dois poderes”, afirmou o titular da pasta da Educação.

A opção por perceber o salário de vereador, mesmo exercendo a função de Secretario está amparada pelo Regimento Interno da Câmara (Art. 104) e pela Lei Orgânica do Município através do Art. 42, parágrafo 6º.

Um comentário:

  1. Em nenhum momento questionei sobre ilegalidade em o nobre colega optar pelo vencimento de Vereador. Agora o sr quer ser secretário e receber o salário de vereador. Então que venha exercer a função que lhe foi garantida pelo povo. Já imaginou se o prefeito resolvesse nomear, pelo menos, mais 3 ou 4 vereadores da sua base situacionista para exercer a função de secretário. Como que a Camara Municipal de Altaneira iria pagar? Eu entendo tal procedimento e não estou alimentando informações indevidas a verdade é que a Câmara de Vereadores de Altaneira paga hoje a nove vereadores e um secretário, isso é fato, ou devemos omitir isso da comunidade? O que defendo é que todo e qualquer servidor deve ser remunerado pela função que exerce e não por uma função que não atua. Acredito haver um forte contraponto nisso. Como ser do Poder executivo e ser remunerado pelo legislativo, os poderes devem ser independentes, mas em Altaneira do Secretário de Educação não é do Executivo e sim do Legislativo...

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!