Professora divulga nota de repúdio sobre a CREDE 10




Dilaci Nobre - Professora de Lingua Portuguesa
do Estado do Ceará e Especialista em Gestão
Escolar pela UFJF 

Por: Dilaci Nobre

Uma sociedade só será democrática, quando ninguém tiver tanto poder que possa prejudicar alguém, nem tão pouco poder que precise baixar a cabeça diante de outrem. Percebemos claramente diante dessa máxima, que a corrupção estrutural está albergada na falta de vontade de mudar e de punir, explícitas na proteção e no abuso de poder.

Em dadas situações, na falta de impunidade, o cidadão é hostilizado diante de pessoas que conquistaram o mesmo nível de escolaridade que o seu. Sou Professora da Rede Estadual de Ensino Médio do Estado do Ceará e quero relatar aqui a minha indignação com o Processo de Seleção para Escolha de Coordenadores Escolares de Ensino Médio da Rede Pública Estadual na CREDE 10 , a qual se torna abusiva diante de profissionais preparados e que atendem o perfil do edital que reza ser prioridade fazer parte do Banco de Gestores do Estado do Ceará e ter cursado especialização em Gestão Escolar pela UFJF( Universidade Federal de Juiz de Fora), curso este oferecido pelo Governo do Estado do Ceará. O fato é que todo processo nesta escolha ocorrente na CREDE 10 já está a priori determinado quem vai exercer a função, sem respeitar os direitos do cidadão tão claros no edital.

Omitir minha indignação é aceitar que a CREDE 10 continue camuflando resultados e ferindo o modelo de gestão da SEDUC, é concordar com favoritismos, artimanhas e abuso de poder. Infelizmente, em dadas situações, é o poder que protege os corruptos, que toma o que lhe é de direito, que tenta calar a voz dos justos. Através da impotência dos prejudicados se firmam as noções de que NADA ADIANTA, e de que a cada dia nos deparamos com atitudes arbitrárias à novas correntes de pensamento. Os corruptos se sentem à vontade, livres para castigar , humilhar , hostilizar , diminuir , rotular e até carimbar bons profissionais , explicitando situações jamais vistas ou provadas ou tão somente pré- conceituadas. Daí se percebe que tudo não passa de uma violação das relações de convivência civil, social, econômica e política, fundadas na equidade, na justiça, na transparência, e na legalidade, ferindo assim a CIDADANIA.

Notamos que nosso país é tomado pela corrupção, pelo QI (quem indica) e vemos que nossos direitos são roubados e ficamos impotentes. Impotentes porque não temos a quem recorrer, por traírem nossa confiabilidade. Confiante de que pelo menos se torne pública minha nota de repúdio, espero está não só esclarecendo situações que acontecem na citada instituição, mas também contribuindo para que isto não se repita e que se possa evitar tantos desgastes diante de decisões como estas.

Leia também:

Créditos: APEOC

Um comentário:

  1. Parabéns, professora Dilaci! "Rasgou o verbo". E rasgou de uma forma clara e convincente. Também não sou conivente com essas práticas. E parabéns sobretudo pela coragem. Obrigado por me informar sobre o ocorrido. Parece que é um mal que acompanha as CREDES deste Estado.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!