O cristianismo não pariu a noção de igualdade social



APRESENTADORA SOLTA PIADA AO AFIRMAR QUE O
CRISTIANISMO É SINÔNIMO DE IGUALDADE SOCIAL

A estudante de especialização de práticas docentes interdisciplinares na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Atreblig Enylorak ao tomar contatados com o artigo produzido pela redação do INFORMAÇÕES EM FOCO, dia 01, no qual criticamos o posicionamento da jornalista Rachel Sheherazade contrária a construção de um Estado laico, ela também fez duras críticas ao discurso da apresentadora.

Confira o que disse a estudante em um comentário no grupo HISTORIADORES da rede social facebook sobre o artigo intitulado Apresentadora demonstra falta de conhecimento ao afirmar que defensores do estado laico são ignorantes:

“Rachel Sheherazade diz que concorda com Sarney que a tentativa de retirar "Deus seja louvado" do dinheiro é "falta do que fazer".

Quem tinha falta do que fazer foi quem atendeu a vontade individual do Sarney e enfiou essa frase no dinheiro em 1986, direito que não era assegurado a ele nem como presidente.

Não tem lei nenhuma regulando isso, e a Constituição diz para o Estado não apoiar nenhuma crença religiosa. É um exemplo típico de ingerência do particular sobre o que é público.

É a segunda vez que a jornalista, nessa mescla de jornalismo amador brasileiro entre notícia e opinião, perde totalmente a noção do que fala quando se trata de convivência do Cristianismo com outras crenças no Brasil. Outra ocasião em que ela fez isso foi quando os tribunais gaúchos corretamente retiraram crucifixos de suas dependências.

Sem falar nos mitos e inverdades por ela proferidos. Se foi o Cristianismo que pariu a noção de igualdade social, então ela vai ter que explicar por que a Revolução Francesa não partiu de iniciativa cristã, muito pelo contrário, sendo inspirada por obras seculares como a Encyclopédie, a primeira enciclopédia do mundo, organizada pelos ateus Diderot e D'Alembert.

Na escola ninguém aprende o mínimo sobre laicidade, Rachel Sheherazade é só mais um dos sinais da pobreza da educação nessa área. Fica a pergunta: se é desimportante a frase no dinheiro, por que tanto barulho sobre a tentativa constitucionalmente correta de retirá-la?

Por que o procurador CATÓLICO que propôs a retirada da frase foi ameaçado de morte? Temos uma turba de teocratas que querem empurrar seu cristianismo goela abaixo em todos neste país, e esse autoritarismo começa justamente em coisas pequenas como frases no dinheiro e crucifixos em tribunais.

Como disse o Carlos Orsi, essa insinuação de que o assunto não é importante é quase uma confissão de derrota: sabemos que é errado, mas vamos continuar fazendo mesmo assim, porque somos maioria, maioria ditatorial que não se importa com a vontade de minorias como politeístas, ateus, e quem acredita em forças superiores mas não gosta de chamá-las de "Deus".

O assunto é muito simples: só tem dois jeitos de ser neutro: ou bota-se TODAS as frases religiosas e não-religiosas imagináveis nas notas de real, e transforma-se todas as paredes de tribunais em penduricalhos de símbolos de todas as crenças religiosas que tenham pelo menos um defensor no Brasil, ou retira-se tudo. Retirar tudo é mais barato, mais racional, mais respeitoso.

E pelo amor de Iemanjá, parem com esse negócio de inventar que "Deus" é uma expressão neutra de todas as religiões. Budistas não acreditam em nenhum deus, perguntem à Monja Coen. Eu não acredito em nenhum deus, muito menos em entidades como a bela e afável Iemanjá, e sou cidadão brasileiro. Exijo, como cidadão brasileiro, que parem de enfiar suas crenças pessoais no dinheiro e nos tribunais que são de TODOS, não apenas de vocês. Exijo em nome da Constituição que a Rachel Sheherazade não leu”. (Eli Vieira).

2 comentários:

  1. Ainda me impressiona o grau de ignorância que alguns jornalistas brasileiros revelam. Em Portugal também os há (jornalistas ignorantes) mas não podem dizer o que lhe vem à cabeça na rádio, tv e imprensa.
    As igrejas possuem ainda muita influência e é por isso que, em algumas cerimónias oficiais portuguesas, ainda aparece por lá o bispo, etc, apesar de sermos um Estado laico há muitos anos...
    Boa matéria
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  2. Perfeitamente, Ruthia

    Uma vez mais, fico agradecido por sempre participar com excelentes comentários nesse portal!

    Abraços!!!



    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!