Mostra SESC em Altaneira aborda problemas costumeiros

Buraco d`Oráculo (Foto - João Alves) 


Tendo se iniciado no dia 8 de novembro do corrente ano , a região do Cariri, no sul do  Estado do Ceará, está abrindo as cortinas para a diversidade cultural.  A 14ª Edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, está percorrendo  28 municípios  da região, sendo Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Barbalha os principais pólos das apresentações, reunindo  espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Cabe ressaltar que além de difundir as diversas culturas, a Mostra também promove a solidariedade. Neste ano, para ter acesso aos espetáculos em ambientes fechados, os participantes farão uma doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Campanha “Nossos irmãos não podem mais esperar” - em prol das vítimas de estiagem em 178 municípios cearenses.

A novidade deste ano fica por conta do Município de Altaneira que também está fazendo parte do evento ao receber as apresentações, cujo o início se deu na última sexta – feira, 09. Na noite de ontem, 11, as apresentações ficaram a cargo do grupo Buraco d`Oráculo de São Paulo através do espetáculo Ser TÃO Ser – narrativas de outra margem. A exibição de forma humorística foi uma verdadeira aula relatando um dos principais problemas enfrentados pelas classes menos favorecidas do Brasil e, em específico, de muitos municípios cearenses, principalmente os da própria região sede da Amostra, a saber, as precárias condições de moradia e, muitas vezes, a falta desta.

Os artistas também focaram a falta de organização da própria classe na luta em defesa dos seus direitos e a submissão de muitos grupos a poucas pessoas.  Percebeu-se então, em um humor crítico um retrato fiel do Brasil. A apresentação terminou com a letra musical "se o povo soubesse o valor que ele tem, não aguentava desaforo de ninguém... se o povo soubesse o valor que ele tem, não aguentava desaforo de ninguém..."

Hoje segue a mostra com o espetáculo Teatro a La carte a partir do grupo Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera, também de São Paulo.

Todas as exibições estão sendo feitas em espaço aberto, no calçadão do município. Informe-se ainda que o evento se estenderá até o dia 13 (treze).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!