Alunos da Escola Estadual de Altaneira demonstram criatividade e improviso em gincana


A Escola de Ensino Médio Santa Tereza, em Altaneira, está realizando uma gincana de atividades objetivando preparar seus discentes para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE 2012 que ocorre entre os dias 19 e 22 do corrente mês.

O evento está sendo promovido por áreas e teve início na segunda – feira, 12, com Linguagens e Códigos.  Atividades como perguntas e respostas, soletrando, dentre outras foram realizadas.

Na terça – feira, 13, foi a vez da equipe de Ciências Humanas. No ensejo, as tarefas foram divididas em três momentos. No primeiro, em sala, os alunos tiveram que demonstrar capacidade de improvisar e criatividade.  As turmas foram divididas em equipes e tiveram que escolher um número de 1 a 10. Cada um desses números fazia referência a uma temática, a saber, 1 (violência), 2 (cidadania), 3 (democracia), 4 (liberdade), 5 (seca no nordeste), 6 (problemas ambientais), 7 (cidade de Altaneira), 8 (educação), 9 (desigualdade sociais), 10 ( prostituição infantil). Escolhidos os números, as equipes podiam discorrer sobre estes de diversas formas, seja mediante paródias, dramatizações, textos (dissertações, frases, poesias, etc.), exibição em cartazes, dentre outras formas.

ALUNOS DO 3º ANO A COM A PARÓDIA SOBRE EDUCAÇÃO

À tarde, os alunos do terceiro ano falaram sobre Educação e Liberdade. No que toca a educação, a equipe focou a importância do professor nesse processo a partir de uma paródia. A liberdade foi frisada através de frases.  À noite, os segundos anos c e d também demonstraram criatividade e capacidade de improvisar. Com a temática Democracia, a equipe do segundo c apresentou a triste realidade brasileira quando o assunto em questão é, não sem razão, a política partidária. Depois de outros membros da equipe terem frisado com textos o que entendiam da temática, os alunos Eduardo Amorim e Iury Alencar encarnaram postulantes ao executivo do município em um debate, onde os demais colegas foram o público. Com o PS – Partido Sujo e PC – Partido dos Corruptos, esses alunos expuseram um visão negativa da política partidária, onde os gestores se utilizam da máquina pública para fins próprios. A desigualdade social, a cidade de Altaneira e a seca no nordeste também foram temas trabalhados pelas demais equipes com muito conhecimento de causa.

No segundo momento todas as turmas passaram a conhecer, no pátio, as instalações que faziam referência as revoluções industriais construídas pelo discentes dos segundos anos.

O último instante foi proporcionado em sala, com uma rodada de questões que abrangia as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia.
O evento termina hoje, 14, com a área de ciências da natureza e matemática. A diretora da instituição, Meire Alencar confirmou na noite de ontem a entrega para hoje dos computadores aos alunos que obtiveram bom desempenho na última realização do SPAECE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!