Se eleição fosse hoje, Edmílson (Psol) ganharia no 1º turno




O Ibope Inteligência em parceria com a TV Liberal realizou a segunda rodada de pesquisa sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Belém (PA). O ex-prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), cujo candidato a vice é Jorge Panzera, do PCdoB oscila positivamente 5 pontos percentuais em relação à primeira rodada, realizada em 11 de agosto, e aparece com 47% das menções.

Em seguida aparece o deputado federal José Priante (PMDB) com 16% das citações, com uma oscilação negativa comparado com a rodada anterior, na qual tinha 22% das intenções de voto. O também deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB) mantém o mesmo resultado, com 12% das intenções de voto.

Em um patamar inferior, aparecem o radialista Jeferson Lima (PP) e o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS) ambos com 6% das intenções de voto, índices bem próximos aos levantados na última pesquisa. O deputado estadual Alfredo Costa (PT) e Anivaldo Vale (PR) obtêm 3% das menções. Os nomes dos candidatos Leny Campelo (PPL), Sergio Pimentel (PSL) e Marcos Rêgo (PRTB) constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém eles não atingem 1% das menções. O percentual de eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular seu voto é de 4%, enquanto 3% não sabem ou preferem não opinar.

Espontânea
Na pergunta espontânea, sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Edmilson obtém 39% das citações, um crescimento de 16 pontos percentuais em relação à rodada anterior. O candidato Zenaldo obtém 11% das intenções de voto (cinco pontos a mais do que o último levantamento indicou), enquanto Priante aparece com 8% das citações, índice bem próximo ao da pesquisa anterior. Os demais candidatos variam entre 0% e 4% das citações. Os belenenses que não sabem ou preferem não responder essa pergunta representam 23% do eleitorado, enquanto 7% declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto.

Segundo turno

O Ibope Inteligência também testou duas simulações de segundo turno entre os candidatos com melhor desempenho na rodada anterior. Caso a disputa pela Prefeitura de Belém vá para o segundo turno entre Edmilson e Priante, 61% dos eleitores votariam no candidato do Psol, enquanto 28% votariam no candidato do PMDB. Nessa situação, 9% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto. Já se o embate no segundo turno fosse entre Edmilson e Zenaldo Coutinho, o ex-prefeito também alcançaria 61% das citações, enquanto o tucano teria 30% das intenções de voto. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto nesta simulação representam 7% do eleitorado.

Expectativa

O Ibope Inteligência perguntou aos entrevistados, independente de sua intenção de voto, quem eles acreditam que será eleito como próximo prefeito. Mais da metade dos eleitores de Belém (55%) acreditam que Edmilson Rodrigues voltará a comandar a capital paraense. Priante é citado por 11% do eleitorado como o próximo a comandar o Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, enquanto que para 10% deles, o próximo prefeito do município será Zenaldo. Outros candidatos também são citados, porém com percentuais abaixo de 10%.

Rejeição

Quando perguntados sobre em quais candidatos não votariam de forma nenhuma, 27% dos eleitores mencionam Arnaldo Jordy, 24% citam Anivaldo Vale (8 pontos percentuais a mais do que na rodada anterior) enquanto Alfredo Costa e Jefferson Lima são citados por 23% do eleitorado cada um. Priante alcança um índice de 20% de rejeição e os demais candidatos apresentam índices que variam entre 19% e 14%. Os atuais índices de rejeição são bem próximos aos levantados na rodada anterior, variando dentro da margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais. Os eleitores que afirmam poder votar em qualquer um dos candidatos representam 6% do eleitorado. Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.





































Com informações do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!