PCdoB vê perspectivas favoráveis nas eleições em capitais

Campanha de Vanessa Grazziotin ganha as ruas de Manaus



Um balanço divulgado essa semana pelo PCdoB traça um panorama animador das candidaturas comunistas nas 26 capitais brasileiras. A pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições, os candidatos do Partido lideram ou empatam, com sólidas perspectivas de segundo turno, em três importantes cidades: Manaus, com Vanessa Grazziotin; Porto Alegre, com Manuela D’Ávila, e Florianópolis, com Ângela Albino.

As pesquisas também apontam um cenário favorável em Fortaleza, com Inácio Arruda; Goiânia, com Isaura Lemos, e Macapá, com Evandro Milhomen.
Segundo o secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, o quadro atual indica a real intenção de votos após a veiculação dos primeiros programas eleitorais gratuitos de rádio e TV.

“Esse é um momento definidor porque mostra uma fotografia do real grau das disputas entre os candidatos que de fato têm chances. É natural que tenhamos feito esse exame, que é muito positivo dentro do projeto que o PCdoB traçou. O resultado já era esperado, mas a confirmação disso é um dado muito relevante”, explica.

O PCdoB também exerce um papel importante nas eleições municipais de São Paulo, Salvador, Recife, Teresina, Rio Branco e Belém – com as significativas candidaturas a vice-prefeito de Nádia Campeão, Olívia Santana, Luciano Siqueira, Lázaro do Piauí, Márcio Batista e Jorge Panzera.

“Em Belém, há inclusive a perspectiva de ganharmos a eleição em primeiro turno. Em São Paulo, naturalmente, Haddad está num crescimento consolidado e deve ir para o segundo turno. Em Recife, nosso candidato já foi para o primeiro lugar. E nas demais cidades a situação ainda está em curso. Esse é um resultado bastante alvissareiro.”

O PCdoB também exerce papel de destaque nas disputas eleitorais em cidades de médio porte como Caxias do Sul (RS), Foz do Iguaçu (PR), Jundiaí (SP), Contagem (MG), Barra Mansa e Belford Roxo (RJ) – todas com situações muito positivas. Ainda no projeto comunista estão as reeleições em Juazeiro (BA), Maranguape (CE) e, antes de todas, Olinda (PE). “Essas são situações em que o PCdoB vem sendo prestigiado nas gestões e, consequentemente, estamos com expectativas de vitórias.”

Do ponto de vista partidário, o ousado projeto lançado pelo PCdoB em 2012 abre portas para o futuro. Esse resultado vai se integrar a uma maior representação do Partido na política nacional a partir das eleições desse ano.

“Demos um passo decisivo para nos consolidarmos como uma alternativa própria e sermos uma legenda de apelo que possa atrair importantes lideranças políticas e populares de todos os meios. Isso é um processo progressivo e cumulativo. Minha expectativa é que em 2014 tenhamos muitas chapas próprias de deputados federais e estaduais e que consigamos eleger, com a legenda própria, um número substancialmente maior do que os atuais 14 deputados que temos na Câmara.”

Legislativo

Em todo o país, a projeção do Partido é a eleição de mil vereadores. Nas capitais, a perspectiva é que os candidatos comunistas conquistem até 50 mandatos. O dirigente afirma que o objetivo da legenda é eleger no mínimo um vereador em cada capital. O número pode chegar a quatro em cidades como Salvador (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). “As capitais têm uma importância particular pelo papel que jogam na política local. Isso aumenta a capacidade do PCdoB nesses grandes polos políticos.”

Walter faz um apelo para a importância do momento e atual e conclama o coletivo partidário – dirigentes, militantes e candidatos – a participarem ativamente do processo eleitoral em curso. “Esses trinta dias de campanha é que definem esse futuro porque o povo ainda não está suficientemente concentrado nas eleições de vereadores. Esse esforço é basicamente de mobilizar a militância e os apoiadores para que desenvolvam um amplo trabalho de corpo a corpo em torno dos votos dos vereadores. Nada substitui o trabalho militante e o PCdoB é uma força combativa, unida e presente nos movimentos sociais.”





















Com informações do portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!