Altaneira: Transmissão das sessões via rádio gera polêmica

VEREADORES REUNIDOS EM PLENÁRIO - FOTO DE ARQUIVO


Um dos assuntos mais discutidos nos últimos dias tem sido a transmissão ou não das sessões do legislativo municipal de Altaneira.  O debate ganhou corpo logo após a volta do recesso parlamentar.  

As primeiras sessões ordinárias do mês de agosto não estão sendo transmitidas.  Em primeiro momento, foi alegado que um cabo que liga a câmara a rádio havia sido cortado por caminhão. Os vereadores, principalmente os de oposição a administração, se mobilizaram para a sanar o impasse da transmissão.  O líder da bancada da oposição na câmara, o vereador professor Adeilton argumentou sobre o ocorrido na rede social facebook:  “As duas ultimas sessões da Câmara de Vereadores de Altaneira não foram transmitidas pela radio Altaneira FM, o motivo é que alguém cortou o cabo que liga a Câmara a rádio e achando pouco roubou cerca de 4m do mesmo, como já é do conhecimento de todos.” Completando, disse ele, “durante toda semana fizemos todo empenho para solução desse vergonhoso e antidemocrático que vem assolando nosso município. Compramos o cabo, realizamos a emenda do mesmo e pra surpresa geral roubaram algumas peças da mesa de controle do som.”

Dias depois a coligação ALTANEIRA DE TODOS acionou a justiça objetivando o cancelamento das transmissões das sessões via altaneira fm. O pedido obteve a justificativa de que os parlamentares estão se aproveitando do período eleitoral para se beneficiarem ante a população, o que gera um desvio das atividades legislativas. Outro fator alegado foi a desigualdade que gera entre os concorrentes ao cargo de vereador, pois aqueles que não exercem mandato ficam na desvantagem. Toda via, o pedido foi negado.

O Professor universitário e diretor da rádio, Carlos Alberto Tolovi também se posicionou sobre o caso em um comentário no Blog de Altaneira. “Quanto a essa questão de transmissão das sessões, o que mais me deixa preocupado é a contradição explicita da câmara municipal: se a maioria dos vereadores pertencem a mesma coligação que encaminhou o documento à juíza, por que estes vereadores não se reuniram com o presidente e elaboraram um documento para enviarem diretamente à Rádio Comunitária Altaneira FM determinando a suspensão da transmissão? Por que não assumem esse posicionamento abertamente a nível institucional? Por que precisariam de uma liminar? Ou será que os membros da coligação não conseguem falar a mesma linguagem e por isso recorrem à justiça?”.

O caso ganhou força entre os internautas. Mais uma vez o líder da oposição se utilizou das redes sociais para discorrer. Assim disse ele:  “Terão agora que supender as transmissões da Câmara dos Deputados, do Senado Federal?? Nos popem por amor de Deus. Se somente por usar os microfones na Camara Municipal de Altaneira nos garantissem uma eleição todos os candidatos a reeleição já estaria garatidos. O unico e verdadeiro motivo é a tentativa deseperadora de deixar a comunidade desinformada em parte sobre os absurdos, descontroles e desprerparo dessa atual administração. Pra se manter no poder fazem de tudo. Que Deus nos dê força e sabedoria, amigos, para nos manter na lutar e combater tamonhas aberrações. (É assim mesmo que está escrito).

Para o jurista Raimundo Soares Filho o presidente do legislativo precisa tomar posicionamento sobre o fato.  Disse ainda que “não se pode contestar o direito dos candidatos sem mandatos alegar desigualdade de oportunidades no pleito”, porém “não concordo é com estes expedientes esdruxulos que estão usando para evitar as transmissões”.

Micirlândia Soares afirmou que é a favor do cancelamento das transmissões. “Acho justo a não transmissão. Têm Vereadores que usam esse momento para se promoverem sim. Os comícios devem acontecer nos palanques.” Já a ex-secretária de Educação, Núbia Silva assim disse: “É muito justo mesmo, parar com as prestações de contas do poder executivo durante a campanha eleitoral. Como as pessoas são inteligentes..... .”

Ainda no que toca a ausência das prestações de conta do Executivo para a análise dos Vereadores, Dorinha Soares falou o seguinte “só de fevereiro pra cá Francisco Adeilton...engraçadoo né acho que tu devia ser comediante...pq em 2009 foi obrigado fechar a Camara Municipal de Altaneira...pq passou foi mais de uma ano sem o ex-prefeitoo mandar...e o mais interessante eh que tu nunca reclamava...sei não meu povo cuidado com esses candidatos com aminesia ou será Mal de Alzheimer...é muitaa história pra pouca memória!! (É assim mesmo que está escrito na rede social facebook).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!