Professores de História de Altaneira irão Lançar Blog



Talvez você esteja acostumado a estudar história de uma maneira errada que talvez também tenha sido ensinada para você desde a época do ensino fundamental. Mas será que existe essa maneira errada de se estudar história? E o que é história? Perguntas que sempre estão presentes quando o assunto em debate é, não sem razão, os estudos históricos.

Sem medo de errar, muitos de nós quando pensamos em história logo vêm àqueles chavões do tipo fatos, cronologia, nomes de heróis e figuras ditas “importantes”, não é verdade?

Se você aprendeu a estudar história desse jeito, está na hora de mudar um pouco seu conceito e buscar um novo tipo de abordagem muito mais ampla e útil. Afinal de contas vê a história pelo lado descrito acima é apenas reproduzir o que a maioria dos livros didáticos afirmam e acima de tudo vem a intensificar cada vez mais aquela visão de que essa disciplina foi construída apenas pelas elites detentoras de poderes políticos e econômicos de cada período.

Como sempre afirmo para os meus alunos, precisamos descontruir esses falsos conceitos e construir uma abordagem que se preocupe mais com as transformações que se operam no processo histórico, ou seja, que se dá no dia-a-dia nas estruturas da sociedade.

Vê, analisar e estudar a História por essa perspectiva é importante porque nos dá condições de entender as estruturas religiosas, econômicas, sociais, políticas, ideológicas, jurídicas e culturais da sociedade em que vivemos.

Costumo dizer em minhas aulas e, acredito que o colega Vinícius Freire também o diga que, é a partir do estudo do passado que podemos entender o processo de transformação da natureza, operado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que, como resultado, possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.

Principalmente nas aulas de História Antiga, onde o contato com civilizações e grupos sociais, que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de produzir a sobrevivência variam nos diferentes momentos da História, e é justamente essa necessidade constante de adaptar e adaptar-se à natureza que nos torna animais diferentes dos demais.

É dentro dessa perspectiva que nasce o Blog (Des) Construindo a História, nome sugerido por nós e escolhido pelos amigos da rede social facebook. O objetivo é revirar os conceitos, desconstrui-los, é perceber que a história não se resume a repetição dos conhecimentos acumulados, mas deve servir como ferramenta de conscientização dos homens com o propósito maior de construir um mundo melhor.

Por tanto, esse portal servirá não apenas como mais um espaço de discussão, mas um local onde você, estudante, agente transformador e construtor da história poderá participar, debater e, principalmente, opinar.

Em breve o Blog estará no ar. Confira a fotos dos idealizadores do Blog:

JOSÉ NICOLAU

VINICIUS FREIRE
Abraços:
Professor Nicolau

2 comentários:

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!