PSOL e PCB lançam Renato Roseno e Soraya Tupinambá para a disputa da Prefeitura de Fortaleza




Movida pela participação de inúmeros militantes e pelo sentimento que anima essa Fortaleza insurgente, a candidatura de Renato Roseno à Prefeitura Municipal de Fortaleza foi homologada, hoje, durante a convenção que confirmou a aliança do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Representante do PCB, Paiva Neto ressaltou que à constituição da frente anticapitalista devem se somar os movimentos sociais e as juventudes da capital cearense. Juntos, os partidos apresentaram como vice a ambientalista Soraya Tupinambá, que representou o PSOL nas eleições ao Governo do Estado, em 2010.

Única mulher que participará de uma disputa que, até a manhã de hoje, estava hegemonizada por homens, Soraya afirmou que seu papel é o de ressaltar o enfrentamento às dificuldades da participação da mulher na política: “Vamos dialogar com o movimento feminista e com toda esta cidade, que é uma das que registram maior número de violência contra as mulheres. É, preciso, mais do que nunca, pronunciar o papel das mulheres, o que faremos também através das diversas candidatas a vereadora, como Toinha Rocha, Marilene Torres, Nascélia Silva, que são militantes que atuam nos movimentos sociais, nos sindicatos, etc.”.

Criticando a construção artificial das candidaturas palacianas, Roseno lembrou que a chuva de ontem fez aparecer o que máquina publicitária nenhuma pode esconder: “Hoje nós vivemos em um ambiente insalubre, sem qualquer forma de participação das maiorias sociais na ocupação do território. Uma gestão nossa é uma gestão de inversão de prioridade. E nós sabemos que isso é possível, porque nós vemos a criação do novo se expressando a cada esquina. Por isso, apostamos na radicalidade democrática. Hoje a cidade cresce a partir dos interesses da especulação imobiliária. É preciso mudar essa lógica, produzir um planejamento de longo prazo para Fortaleza”.

Por isso, “mais que uma convenção para sagrar nomes, é necessário que aqui pulsemos vida. Este é um momento cheio de oportunidades e de desafios. Na primavera árabe, na Espanha, em diversos lugares do mundo as pessoas estão inundando as ruas para enfrentar o conservadorismo e a violência. Aqui em Fortaleza, a história já demonstrou que, em momentos mais tensos e piores, foi possível mudar. É nessa possibilidade que acreditamos.”, destacou o candidato do PSOL à Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Soraya falou também da necessidade de renovar a forma de fazer política. “A Fortaleza que nos move deve ser apresentada desde agora, por isso negamos o financiamento privado de campanhas, porque isso capturou a política e privatizou o estado. Nos movem não as instituições, mas a sociedade, as pessoas que não se conformam com o Acquário ou com as remoções por causa da Copa.”. 

Nesse sentido, foi apontado que esta campanha terá o desafio de combater o uso da máquina pública, romper com a indiferença e chamar as pessoas para que elas tomem as candidaturas em suas mãos. “Só assim nós vamos colocar os de baixo no segundo turno!”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!