Descomplicando o que parece complicado, deu pra entender?

F. NIETZSCHE - UM DEMOLIDOR DE RELIGIÃO


Quantas vezes você já parou para pensar que as coisas que você pensa na verdade não foram pensadas por você? Quero dizer, quantas vezes você realmente pensa? Já havia pensado nisso (hahahaha) antes de ler isso?

Pois é! Uma grande parcela das pessoas que vão ler isso provavelmente vão se dar conta que não pensam por si mesmas, outra parcela vai achar que realmente pensa. Uma outra parcela ainda vai pensar que pensou. Finalmente uma outra parcela, assim como eu, vai pensar que está pensando o que os outros estão pensando sobre o que as pessoas pensam. Que nó na cabeça! :p

O intuito aqui é trazer a Filosofia – ou melhor, a atitude filosófica – para mais perto das pessoas que nunca pararam para pensar a respeito das coisas. Que coisas? Qualquer coisa! O verdadeiro intuito é mostrar como a Filosofia não é complicada, nem prolixa e muito menos chata! E como o assunto aqui é coisa e pensamento, nada melhor do que Nietzsche para nos alertar sobre como se pensa uma pessoa que pensa por si mesma:
Antes errar na própria loucura que seguir o caminho da razão reta de outrem!”

Como é possível que haja pensamento verdadeiro, que segue um caminho seguro, que possa realmente conhecer alguma coisa? Isso lhe parece interessante? É o que os mais importantes filósofos tentaram responder, claro que não vou dizer o que eles disseram, é para você mesmo parar e pensar a respeito: como é possível haver conhecimento? como garantir que o conhecimento seja verdadeiro?

A atitude filosófica é, antes de mais nada, questionadora e insatisfeita com as respostas. Lembre-se: não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas. Então se pergunte sobre as coisas ao teu redor!

Ser filósofo é desejar conhecer e acima de tudo duvidar daquilo que se nos apresenta, tal como a cena das pílulas vermelha e azul ofertadas a Neo no filme Matrix. Você pode escolher ver a realidade como ela verdadeiramente é ou você pode escolher ficar eternamente na ignorância, dopado e enganado pela matrix!

Até o próximo texto galera.







Mais detalhes do Pensamento de Nietzsche em filosofiaem3minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!