A TERRA E O HOMEM


*POR VALENTIM SANTOS

Hoje existe uma grande preocupação sobre ate que ponto o nível de desenvolvimento da humanidade pode chegar. Este avanço esta quase que fora de controle, principalmente em relação ao meio ambiente. A humanidade precisa se reencontrar consigo mesmo e com o meio ambiente, para construir novos rumos para as gerações futuras. E chegado o momento de construir um futuro com tudo que existe de democrático na cultura humana produzida até o prezado momento.

Esta ganância humana, aliado com a tradição liberal esta destruindo os valores da individualidade, diversidade e pluralidade que se contrapõem á tendência individualista autoritária do estado Nacional. O pensamento liberal predominante na maioria dos países industriais e emergentes ajudou a construir esta diversidade caótica existente no nosso planeta.

Estamos diante de momentos critico e caótico vivido no nosso planeta terra. Estamos vivendo numa época onde a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o planeta torna-se cada vez mais desenvolvido, industrializado e interdependente torna-se mais frágil pela escassez das suas reservas naturais não renováveis impiedosamente destruídos pelo homem. O nosso futuro hoje e incerto, enfrentamos grande perigo e grandes incerteza, para seguir adiante, devemos reconhecer que, existe uma grande e magnífica diversidade de culturas e formas de vidas, que forma uma família humana e com isto construímos ao longo de séculos e séculos uma comunidade terrestre, com o mesmo destino em comum, a sobrevivência.

Devemos somar forças para criar uma sociedade sustentável global, buscando respeito pela natureza, e aos direitos humanos universais, mais justiça econômica e ao mesmo tempo construir uma cultura de paz entre os humanos. Para pudermos sonhar e preciso construir, precisamos entender que nós, povos terráqueos, declaremos e assumimos um compromisso de responsabilidade uns para com os outros, fortalecendo estes laços de sobrevivência e preservando o direito mais importante, o direito de sobreviver.

A humanidade e parte de um vasto universo em evolução. A terra e nosso lar, nossa casa, ela esta viva e respira e vivemos em comunidades de vida única. A força da natureza providencia as condições essências para a evolução da vida. O homem tem a capacidade para recuperar e preservar tudo que ele mesmo destruiu, antes que seja tarde.

A proteção da vida terrestre, da diversidade e da sobrevivência humana, e um dever sagrado do homem. Preservar a natureza e preservar a própria existência da espécie humana.

*Professor, Historiador e Sociólogo



Com informações do Blog História e Didática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!