“CALIFON – UNIVERSO FEMININO” E A SUPREMACIA DA MULHER NA SOCIEDADE”


A cada dia as mulheres conquistam mais espaço sobre feudos masculinos tradicionais: já atuam em tropas de choque, são motoristas de caminhões, dão sentenças, comandam grandes empresas, manejam bisturis... É da plasticidade do corpo feminino, dos desejos, da sensibilidade e, principalmente, da força dessa mulher do século 21 que surgiu e se baseia o espetáculo “Califon - Universo feminino”, da Companhia de Dança Janne Ruth, que após longo período de maturação chega em versão definitiva para estreia no palco do Theatro José de Alencar, nos próximos dias 28 e 29 de janeiro.

“Califon – Universo Feminino” surgiu da idéia de celebrar a mulher, tendo como linguagem estética a dança e a livre inspiração em formas imagéticas como A Sagração da Primavera de Pina Baush, as composições de Mozart para as mulheres, o cancioneiro do Brasil em exaltação as belezas do modo de ser mulher.

Após a concepção e criação em 2010, diversos trechos do espetáculo foram “experimentados” junto ao público pela primeira vez durante a temporada da Cia de Dança Janne Ruth pela Europa, em 2011, em teatros de Barcelona e da Suíça, e posteriormente no Teatro Dragão do Mar. Esse período supervisionado pela diretora e pelo coreógrafo deu “maturidade” a cena, sendo responsável pela evolução do espetáculo que chega agora em sua versão definitiva.

“A linguagem do espetáculo é totalmente contemporânea”, afirma a diretora Janne Ruth, que ano passado completou 30 anos de carreira. “Mostramos através da dança tanto a fragilidade quanto a fortaleza da mulher, com todos os contrastes, da vendedora de cafezinho a grande empresária”, explica.

O califon (ou sutiã) se presta no espetáculo para simbolizar a essência pesquisada, já que mostra a passagem da mulher para a fase adulta e participa do imaginário íntimo do mundo feminino. Está relacionado à sedução, à autoconfiança e à feminilidade.

Vencedora de diversos prêmios nacionais e internacionais, e produtora há mais de uma década do anual Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, a coreógrafa Janne Ruth ainda desafia a força masculina: “O homem é muito mais frágil que a mulher na hora de tomar grandes decisões. Vemos agora o grande exemplo de nossa primeira presidente mulher que está transformando a nossa política”, declara Janne.

Depois da pré-estreia na Europa, os cearenses poderão conferir no dia 28 de janeiro, em noite só para convidados, e no dia 29, com entrada franca, a estreia oficial de mais esse grande espetáculo da Companhia de Dança Janne Ruth.

“Califon – Universo Feminino” tem patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Estado, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que fará a circulação do espetáculo por seis municípios do interior cearense, levando também para essas cidades, mostras de vídeo-dança e cursos gratuitos. O espetáculo conta também com o patronício do Grupo M. Dias Branco, Coelce e Endesa, e após a curta temporada em Fortaleza, o espetáculo já tem viagens programadas para as capitais brasileiras Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, além de uma turnê pelos Estados Unidos, nas cidades de Nova York e San Diego.

No dia 28, após apresentação do espetáculo, será oferecido um coquetel para imprensa e convidados nos jardins do Theatro.



Com informações da SECULT - CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!