MUDANÇAS NO EDITAL REFERENTE AOS AGENTES DA LEITURA GERAM DISCUSSÕES


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Educação, depois de ter prorrogado o prazo de inscrição do Edital Bolsas Agentes de Leitura do Ceará 2011, para o dia 24 de outubro, já publicou que a realização das provas foi adiada para o próximo dia 03 de dezembro.
Pelo edital, a finalidade é colaborar com o desenvolvimento humano por meio do acesso ao conhecimento pela difusão do livro e do fomento à leitura nos municípios do estado do Ceará. Deve-se ressaltar ainda que este ano serão contemplados 188 localidades de 41 municípios do estado.
A escolha dos municípios ficou a cargo do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, com base nos critérios técnicos definidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica – IPECE. Cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias selecionadas pelas secretarias de educação dos municípios com base no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura - IFAL desenvolvido pelo IPECE. A Secult entregará ao Agente de Leitura equipamentos e materiais de apoio como bicicleta, mochila acervo bibliográfico, fichas matrizes de acompanhamento e blusa.
No entanto, a lista de benefícios entregues aos participantes, bem como os critérios de participação tem virado alvo de muitas críticas, inclusive com vários pedidos de revisão e, ou recurso.  De acordo com explicações da Secretaria de Cultura do Estado publicada em seu portal de comunicação, o motivo do adiamento das provas se deu para que esses recursos sejam analisados.
Umas das grandes discussões que vem se afirmando diz respeito ao valor dos candidatos a Agente de Leitura Articulador. Na última publicação no site da Secretaria de Cultura, datada do dia 23 do mês corrente, o valor atinge R$ 545,00. Infere-se aqui que, este valor foi substituído, vindo a equivaler a mais hum mil reais, sem o benefício da Moto, antes publicado. Desta feita, os candidatos a Agentes da Leitura Articulador só podiam se inscrever se tivessem ou comprovassem ter carteira de habilitação. Com as mudanças, muitos que queriam concorrer, não podiam. Por outro lado, esse impasse quanto ao valor e, por conseguinte, se benefício da moto vai ou não ser incorporado, tem prejudicado muita inscritos.
Em virtude disso, a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Altaneira, Mirian Tolovi, torna público a sua intenção em discorrer sobre os impasses para os habilitados ao programa neste Município.
Além de Altaneira, Mais quarenta Municípios serão Contemplados, a saber, Potiretama, Jaguaretama, Beberibe, Dep. Irapuan Pinheiro, Mombaça, Boa Viagem, São G. Do Amarante, Miraíma, Uruoca, Granja, Barroquinha, Chaval, Caucaia, Quiterianópolis, Parambu, Novo Oriente, Ararendá, Ipaporanga, Poranga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Graça, Coreaú, Moraújo, Senador Sá, Croatá, Salitre, Tarrafas , Araripe, Saboeiro, Potengi, Antonina do Norte, Santana do Cariri, Mauriti, Granjeiro, Porteiras, Assaré, Nova Olinda, Quixelô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!