Altaneira Tem Novo Prefeito


Depois de quase oito meses sendo governada por um Prefeito Interino, o Vereador Raimundo Rodrigues da Mota, o Município de Altaneira possui agora, um novo Prefeito, eleito, de fato.

Por mais de um mês Altaneira fugiu a normalidade. De ponta a ponta, lada a lado e, em cada pessoa se percebia a ansiedade. No rosto de cada cidadão se vislumbrava o momento diferenciado e histórico, diga-se de passagem, pelo quais todos estavam passando, vivendo.

Nunca é demais lembrar que isso é totalmente compreensível, afinal de contas, a própria disputa política partidária já proporciona tal fato. Em primeiro lugar esse espaço social conta com uma população pequena, 6.821 habitantes e mais da metade são eleitores. Em segundo lugar, essa disputa é polarizada, somente dois lados em busca do poder, o que permite ainda mais o envolvimento maciço dos munícipes nesse processo eleitoral.

Tais fatos, por si só já dá uma dimensão de como ocorre às eleições. Mas também são os mesmos que ensejaram e, ou colocaram o Município no rumo da visibilidade. No último Ano e, em específico nos últimos dois meses, a política partidária fez com que este espaço ganhasse notoriedade, visibilidade.

Ressalta-se que houve no mínimo três momentos históricos na curta trajetória política (52 anos), a saber: Em primeiro lugar, o Primeiro Prefeito Cassado e mantido nessa situação. O segundo, já em decorrência disso, mais de sete meses com os altaneirenses sendo governado por um gestor interino e, em terceiro lugar, a saída de uma família que vem por muito tempo governando a cidade.

Antes, durante e depois da votação, os munícipes tiveram a sua participação e a maioria fez com que o Empresário Delvamberto Soares fosse eleito com a maior diferença de votos. Mesmo contando com um índice considerável de abstenções, quase 18%, a diferença de um candidato para outro foi muito grande.

A candidata Dra. Andréia (DEM), da Coligação “Altaneira de Volta para o Povo” recebeu 1.790 votos, enquanto o candidato eleito da Coligação “Altaneira do Jeito Certo”, Delvamberto Soares (PSB) contou com 2.693 votantes. Traduzindo em termos percentuais, a candidata derrotada contou com pouco mais de 38% e o Eleito pouco mais de 57%. Se Considerarmos somente os votos válidos esse percentual atinge, para o candidato eleito, 69% (sessenta e nove por cento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!