REGULARIZAÇÃO DA PROFISSÃO DO HISTORIADOR: MAIS UM PASSO


Foto: Michel Foucault (Um dos maiores introdutores de uma nova forma de escrever história)



O profissional da história, antes sem grandes motivos para comemorar, principalmente em virtude da falta de apoio e reconhecimento dos governantes para com eles, agora pode ver uma luz no fim do túnel.

Como umas das únicas profissões sem reconhecimento oficial, o profissional vem lutando para ter seu ofício regularizado, reconhecido. No último dia 05 (cinco) de julho mais um passo foi dado com o intuito de ter garantido esse direito. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o parecer do Relator Aníbal Diniz (PT – AC) favorável à Regulamentação da Profissão de Historiador. È importante deixar registrado que o Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB – SP) foi o único parlamentar a votar contrário.

Vale registrar que o projeto retornará agora para a Comissão de Assuntos Sociais.
O projeto de lei referente à regulamentação do ofício do Profissional da História é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e antes do parecer ser aprovado a Comissão de Constituição e Justiça da Casa também já havia dado voto favorável.

Com Informações da ANPUH – Associação Nacional da História

Opinião Pessoal:
Apesar de ser uma conquista, faz-se necessário afirmarmos que muito ainda precisas ser feito na área do ensino. Necessitamos de uma política muito maior de valorização da classe que tem um dos papéis mais relevantes na sociedade, qual seja, educar, preparar e ajudar a transformar pessoas em seres pensantes a atuantes no meio social, sempre com o mesmo objetivo, a saber, a luta incessante em prol da transformação da sociedade e a conquista de um país mais solidário e justo.
Que comemoremos então, mais essa conquista e a valorização do profissional, mais um passo para a valorização memorialística e cultural de nosso país, que também se estende para os outros cursos de humanas e principalmente para a área de preservação patrimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!