PCdoB – A Conquista de Um Governo Popular Revolucionário


O Segundo Movimento por nós abordados nesta série é o Partido Comunista do Brasil – PCdoB.  Faremos as mesmas indagações do Partido anteriormente frisado, a saber, Quais os planos a serem traçados por este partido no contexto cruel, deplorante em que o País viveu? De que forma esses planos interferiram e contribuíram para eliminar o período autoritário instalado no Brasil? Como eles construíram seus discursos em Discordância com o Regime Militar?
Conforme elencamos ontem, 11 de julho, o PCB tinha um Projeto onde o Caminho pacífico em uma Revolução atingiria o Socialismo (Projeto Descabido, Fracassado).  Alguns membros deste movimento acabaram optando Por outra trilha, o que veio a culminar com a separação de discursos e formação de outro partido (PCdoB).
Porém, eles mantiveram essa concepção acima referida, indo, inclusive, além delas. Como princípio norteador a Conquista de Governo Popular Revolucionário, afastamento das reformas de base. De forma imediata queriam a instauração de um Novo Sistema Político, sistema esse que deveria ser antiimperialista, antilatifundiário, assim como antimonopolista, tais assertivas não deveriam ser efetivadas pelo caminho da passividade empregado outrora, mas sim pela Violência Armada.
Mas o PCdoB, assim como o PCB preferiu olhar de fora para dentro, ou seja, tentaram se utilizar dos discursos advindos da China, empregá-los aqui. Ora, os Espaços Sociais (Brasil e China) tinham realidades diferentes, por tanto, não era viável aplicar a Tese da Revolução Popular na China aqui no Brasil.
Por fim, resta-nos dizer que este Movimento não depredava o Programa do Nacional Reformismo vigente no Brasil na época, não tendo assim, um Projeto Político que fosse capaz de derrubar o Regime Militar.

Confira a Quarta Postagem desta Série: 

PCB – Dos Interesses de Moscou ao Sonho das Influências de Forma Pacífica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!