Definição de Esquerda e Direita

Antes de iniciarmos a nossa série sobre os movimentos de cunho esquerdistas na Ditadura Militar, faz-se necessário que conheçamos um pouco sobre o que seja esquerda no âmbito da política partidária.

Você já parou para pensar o que diferencia a Esquerda da Direita? Em quais princípios básicos elas se apóiam para se manterem no poder ou para alcançá-lo? Em qual dos dois modelos o povo é prioridade? E de que forma o povo participam das duas concepções (esquerda – direita)?

Segundo Noberto Bobbio, Filósofo Político e Historiador, quem aspira por uma igualdade e apresenta como fundamento de seus discursos o desejo de lutar por uma distribuição de renda de forma igualitária, além de ter como arma, como instrumento e princípio a luta por uma justiça social se enquadra na que podemos definir como Esquerda.  Ainda aqui, quem não apresenta esse desejo,apresentando ainda de forma nítida que as desigualdades sociais não pode ser evitadas, haja vista que  são inevitáveis e muitas vezes desejáveis podem ser definidos como os detentores e defensores de uma Direita.

No entanto, vale dizer que, embora estas definições estejam corretas, são um pouco simples. Necessitando assim que avancemos um pouco mais. Sabe-se que quando mencionamos as palavras esquerda e direita no âmbito do universo político partidário não podemos fugir de conceitos e, ou, expressões como Socialismo, Capitalismo, Liberalismo, Reforma Agrária etc. È sabido que elas estão intimamente ligadas.

Por tanto, não podemos mais definir Esquerda e Direita somente com os traços acima ditos, mas termos em mente que a Direita está a serviço do Capitalismo, dos grandes empresários e que faz de tudo um pouco para colocar a ordem acima da justiça social. A Esquerda, porém, deve procurar sempre está a serviço da justiça social, de um mundo mais humanizado, igualitário, onde o maior patrimônio (a liberdade e a conquista de uma vida digna) para todo o cidadão sempre deve ser o principal alvo. (Mais sobre essa definição você pode encontrar em “Combate nas Trevas” – Jacob Gorender).

Quais as Direitas e Esquerdas no Período por nós estudado? O que defendiam? È o que você vai acompanhar na próxima postagem sobre o tema. Bom, como o nosso foco são Movimentos de Esquerda, os representantes das Direitas aparecerão aqui apenas de forma superficial.

Veja a Primeira POstagem desta Série: 

Trajetória dos Movimentos Esquerdistas na Ditadura Militar

Trajetória dos Movimentos Esquerdistas na Ditadura Militar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!