Boulos articula frente ampla com partidos de esquerda, movimentos sociais, juristas e artistas


Boulos e Haddad. (Foto: Reprodução/Revista Fórum).

Diante da possibilidade de construção de uma frente de partidos de esquerda sem o PT no Congresso Nacional, o ex-candidato à presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos, procurou dirigentes de PC do B, PSB, PDT, PT e Rede para formar o que chama de frente ampla pela democracia.

A proposta de Boulos é juntar lideranças dos seis partidos e também de movimentos sociais, grupos de juristas e artistas na defesa de temas comuns para atuarem além do Congresso.
Se Boulos tiver sucesso, a frente deverá ser lançada em um ato em São Paulo, no início de 2019, com a presença de nomes como Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede), além dele próprio.
Frente sem PT

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, chegou a ironizar, durante encontro com as bancadas do PT da Câmara e do Senado, em novembro em Brasília, a tentativa de criação de um bloco de oposição a Bolsonaro sem a participação de seu partido.

Frente de esquerda sem o PT ou é miopia ou uma esquerda que não é tão esquerda assim”, disse. (Com informações da Revista Fórum e do Painel, da Folha).

“Questionar as cotas ou é ignorância ou é má-fé”, diz filósofa e escritora Sueli Carneiro


Sueli Carneiro. (Foto: Reprodução/Revista Trip).

Sueli Carneiro é uma das principais lideranças do movimento feminista e negro do Brasil. Filósofa, doutora em educação e escritora, ela milita nesta área há mais de três décadas e é uma das fundadoras do Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização que comemora em 2018 trinta anos de fundação.

Por toda sua contribuição na luta contra o racismo e o sexismo, Sueli é uma das homenageadas do Trip Transformadores 2018, premiação que aconteceu na ultima quinta-feira, dia 22 de novembro. Na conversa com o Trip FM, Sueli reflete sobre as particularidades do racismo no Brasil.



Mia Couto: “a pressa em mostrar que não se é pobre é, em si mesma, um atestado de pobreza”


Mia Couto. (Foto: Reprodução/Pensar Contemporâneo).

Trecho de discurso proferido por Mia Couto na abertura do ano letivo do Instituto Superior de Ciências e Técnologia de Moçambique:

A pressa em mostrar que não se é pobre é, em si mesma, um atestado de pobreza. A nossa pobreza não pode ser motivo de ocultação. Quem deve sentir vergonha não é o pobre mas quem cria pobreza.


Vivemos hoje uma atabalhoada preocupação em exibirmos falsos sinais de riqueza. Criou-se a ideia que o estatuto do cidadão nasce dos sinais que o diferenciam dos mais pobres.

Recordo-me que certa vez entendi comprar uma viatura em Maputo. Quando o vendedor reparou no carro que eu tinha escolhido quase lhe deu um ataque. “Mas esse, senhor Mia, o senhor necessita de uma viatura compatível”. O termo é curioso: “compatível”.

Estamos vivendo num palco de teatro e de representações: uma viatura já é não um objecto funcional. É um passaporte para um estatuto de importância, uma fonte de vaidades. O carro converteu-se num motivo de idolatria, numa espécie de santuário, numa verdadeira obsessão promocional.

Esta doença, esta religião que se podia chamar viaturolatria atacou desde o dirigente do Estado ao menino da rua. Um miúdo que não sabe ler é capaz de conhecer a marca e os detalhes todos dos modelos de viaturas. É triste que o horizonte de ambições seja tão vazio e se reduza ao brilho de uma marca de automóvel.

É urgente que as nossas escolas exaltem a humildade e a simplicidade como valores positivos.

A arrogância e o exibicionismo não são, como se pretende, emanações de alguma essência da cultura africana do poder. São emanações de quem toma a embalagem pelo conteúdo.” (Com informações do Pensar Contemporâneo).

Este discurso fora integralmente publicado na obra “E se Obama fosse africano?”

A literatura militante de Lima Barreto


A matéria prima da ficção de Lima Barreto era a realidade que o cercava / Reprodução.

O povo brasileiro com acesso à literatura teve um excelente reencontro com o escritor Lima Barreto em 2017. Em virtude do lançamento da biografia feita por Lilia M. Schawrcz e a edição da Feira Literária de Paraty (FLIP), a obra e a vida do autor carioca ficaram em evidência. Não poderia ter tempo melhor para uma redescoberta. Em uma época em que nos defendemos da naturalização do preconceito, fazer referência a Lima Barreto é um exercício de resistência e uma forma de reacender o papel militante da literatura.

O pensamento hegemônico, na época em que Lima Barreto produziu os seus livros, era o darwinismo social, conceito que justificava cientificamente o racismo. Num claro sinal de autonomia intelectual, o escritor tratou o racismo e o negro na literatura com olhar mais contundente, o que fez ele sair do comum, sobretudo por se autodeclarar um intelectual negro numa cena marcada pela hegemonia europeia. Nascido no final do século XIX, Afonso Henriques Lima Barreto era herdeiro de uma negra alforriada e um tipógrafo, trabalhou no serviço público, teve problemas com o álcool, foi vítima de racismo e, ainda assim, escreveu obras importantes como Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909) e Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915).

A matéria prima da ficção de Lima Barreto era a realidade que o cercava. Ele abordou novos cenários (narrou o subúrbio) e personagens (Isaías Caminha, um jovem negro como protagonista). Combateu a injustiça social, os privilégios da classe política, a violência contra mulher, o planejamento urbano da cidade do Rio de Janeiro e o papel do negro na sociedade brasileira. Deu espaço para os esquecidos e os comuns.

Para ele, a literatura tinha uma missão. Talvez por isso tenha vivido um isolamento artístico, não compondo o cânone literário nacional por um bom tempo. Foi, injustamente, esquecido. Tempos depois, na década de 1950, teve seu primeiro redescobrimento. Francisco de Assis Barbosa escreveu A vida de Lima Barreto (1952) e o resgatou do desprezo literário. Agora, com o livro de Schawarcz, em que é visto como Triste Visionário, ele retoma o fôlego e, sabiamente, continua nos lembrando da missão da literatura neste mundo: nos salvar do preconceito, da injustiça social e combater todo tipo de opressão. (Com informações do Brasil de Fato).

FHC afirma que sai do PSDB se partido integrar governo Bolsonaro


(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil).

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou, em entrevista publicada na revista Veja, nesta sexta-feira (30) que, “se o PSDB virar uma sublegenda do governo, qualquer governo, estou fora”, disse.

FHC disse ainda que “se o PSDB cometer o erro de ser uma sublegenda do governo, acabou. É mais um. Se ele fizer, pelo lado contrário, oposição sistemática estilo PT, também acabou. Ou ele atua realmente como centro radical, na forma como eu defini, ou ele não tem mais sentido”, explicou.

FHC aproveitou a entrevista para fazer autocrítica: “Perdemos a eleição por erros também nossos. Temos de ser capazes de fazer autocrítica. Sobreviver porque vai ter um carguinho, sobrevive-se, mas com migalhas. Não com voto da maioria, não com o coração nem com a mente da maioria. Ah, para que vou me meter nisso a esta altura da vida?”, perguntou.

O ex-presidente elogiou também os movimentos que surgiram nessas eleições como o RenovaBR, de Luciano Huck e o Agora, que teve como um dos fundadores o produtor Alê Youssef: “esses movimentos que apareceram nestas eleições, o Agora, o RenovaBR, o Acredito, são muito importantes, porque é uma nova geração que surge. E chegou o momento em que a geração que estava no mando precisa passar o bastão — não a geração à qual eu pertenço, que já está há muito tempo fora”, sentenciou.

Sobre a possibilidade de endurecimento do regime com a eleição de Jair Bolsonaro, FHC acredita que não é possível: “olha, os dois lados estão inventando fantasmas. Um vê fascismo, o outro acha que o comunismo está à porta. Isso era na época da Guerra Fria, quando o comunismo existia, havia a União Soviética. Onde está isso hoje?”, e completou: “o importante é entender que o momento que vivemos não tem nada a ver com o que ocorreu em 1964. É outro momento. As Forças Armadas não estão pressionando pelo autoritarismo”, encerrou. (Com informações da Revista Fórum).