Jucás - CE: Justiça determina afastamento do Prefeito

HELANIO FACUNDO - PREFEITO


A Justiça determinou o afastamento de outro prefeito no Ceará. Desta vez, no município de Jucás no Ceará, localizado a 407 quilômetros de Fortaleza, José Helanio de Oliveira Facundo foi afastado do cargo, no dia 4 de julho.

O juiz da comarca de local, Herick Bezerra Tavares, atendeu ao pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPE). A determinação foi realizada através do promotor de Justiça que responde pela comarca de Jucás, Alexandre Paschoal Konstantinou, solicitando o afastamento cautelar, durante o curso da instrução processual, visando assegurar a sua lisura.

Entenda o caso

O representante do MPE interpôs uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Jucás, em razão do não repasse integral do duodécimo ao Poder Legislativo local. Isso significa que, por conta do não repasse da verba devida à Câmara de Vereadores, tal postura foi considerada ilegal.
Além disso, ainda houve o descumprimento repetido de decisões judiciais proferidas em varias ações civis públicas ajuizadas pelo MPE.

A decisão do magistrado foi fundamentada na relutância do prefeito de Jucás em se sujeitar à ordem constitucional, ressaltando que, durante praticamente todo o ano de 2011, a Câmara de Vereadores só recebeu o repasse integral do duodécimo porque, mês a mês, houve bloqueio judicial na cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).








Com informações do Alertaantonina

QUAL DOS CONCORRENTES PARA VEREADOR EM ALTANEIRA MERECE CONTINUAR NO PLENÁRIO?

DOS NOVE VEREADORES APENAS ZÉ FERNANDES E DEVALDO NOGUEIRA OPTARAM POR NÃO IR A REELEIÇÃO


O papel do vereador é um dos mais relevantes do município. Projetos importantes, como os que visam beneficiar a comunidade e, outros que busquem angariar recursos para a realização de obras, contribuindo para o desenvolvimento do espaço social só se efetivarão por intermédio do parlamento.

O Portal de Comunicação INFORMAÇÕES EM FOCO realizou pesquisa durante toda a semana passada, cujo os objetivos eram, não sem razão, saber como a comunidade percebe a importância dos vereadores para o crescimento e, ou,  desenvolvimento do município,
e qual o papel destes.

De cada dez pessoas entrevistadas, informalmente, claro, sete, afirmavam que o papel do vereador é apenas fiscalizar as obras realizadas ou em andamento pelo prefeito. No que toca ao primeiro objetivo, o número não deixa a menor dúvida de como a imagem da Câmara ou do trabalho parlamentar está completamente desgastados. De cada dez pessoas, nove afirmavam que os vereadores precisavam esquecer o bate-boca improdutivo e trabalhar mais.

Pensando nisso e, acreditando no papel transformador desses homens fiscalizadores e elaboradores de projetos em Altaneira que o INFORMAÇÕES EM FOCO, atendendo, inclusive, a pedidos de nossos leitores, quer saber: dos concorrentes a reeleição para vereador em Altaneira quem merece continuar no plenário? A enquete está disponível no nosso blog. 

É importante lembrar que a presente enquete não se diz respeito a uma pesquisa de cunho eleitoral, prevista no Art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas apenas um levantamento de opiniões, sem o devido controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea dos internautas.

Participe, vote afinal esse é um dos atos que levam você a está alimentando o desenvolvimento da sua cidadania.

Confira as fotos dos sete candidatos a reeleição:

DEZA SOARES (PCdoB)

PROF. ADEILTON (PP)

FLÁVIO CORREIA (PCdoB)

GENIVAL PONCIANO (PTB)

LÉLIA DE OLIVEIRA (PCdoB)

RAIMUNDIM (PRB)

ANTONIO HENRIQUE (PV)
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Futebol Brasileiro: Os dez maiores vices

TORCIDA DA RAPOSA - MEDALHA DE OURO


É voz geral em qualquer local que você esteja como, por exemplo: bares, restaurantes, barbearias, praças etc., as pessoas reclamarem de que o final de semana sem futebol é vazio, chato e sem nenhuma motivação. Tomando por base esta reação popular, fica bem claro que o futebol é um segmento muito importante não só porque leva alegria e emoção para as pessoas, mas principalmente pelas discussões, sadias, é sempre bom frisar isso, que se tem com ele, antes, durante e depois das partidas. Uma delas que vem chamando a atenção é quem tem mais vices campeonatos.  Acompanhem a lista dos dez maiores vices do Brasil.

“O time que abre nosso top 10 é o Grêmio. O Tricolor tem nada menos do que 33 vices em sua galeria. A maioria deles vêm do Gaúchão, no qual os gremistas já estiveram na segunda colocação em 25 oportunidades.

Em nono lugar está o Santa Cruz. O time pernambucano soma nada menos do 34 vices em sua história, sendo 31 deles vindos do Estadual. Os outros dois foram “conquistados” na Série B do Brasileiro e na Copa Nordeste.

Com o mesmo número de vices do Santa Cruz está o América-RN, também com 34 segundas colocações. O time potiguar tem 32 vice-campeonatos estaduais, sem contar um na Série B e outro na C.

Um dos times mais tradicionais do Brasil, o Remo vem na sétima colocação com 35 vices em sua história. Os paraenses foram vice-campeões estaduais em nada menos do que 32 oportunidades, sendo a mais recente em 2012.

Aclamado pelos rivais como maior vice do Brasil, o Vasco é apenas o sexto colocado dessa lista. Apesar das piadas, o cruzmaltino tem “apenas” 36 vice-campeonatos ao longo de sua história, sendo três deles em nível nacional: dois Brasileiros e uma Copa do Brasil.

Bem no meio da lista está o Paysandu, grande rival do Remo e, portanto, maior vice do Pará. O bicolor tem 36 vices, mesmo número do Vasco, sendo nada menos do que 35 no Estadual. O outro, solitário, é de uma Copa do Norte.

Na quarta colocação do ranking de vices está o São Paulo. Com 39 segundas colocações em sua história, o Tricolor é, ao lado do Internacional, o clube com mais vices no Brasileirão: nada menos do que cinco vezes. Ao lado do rival Palmeiras é também o brasileiro com mais vices na Libertadores, com três.

Na terceira colocação e, portanto, com a medalha de bronze, está o Flamengo. Apesar de os rubro-negros viverem chamando os vascaínos de vices, são eles quem estão na frente na lista, com nada menos do que 40 vices em sua galeria. O Mengão é, ao lado do Grêmio, o maior vice-campeão da Copa do Brasil, na qual foi segundo colocado em três oportunidades.

O vice-campeão de nossa lista de vice-campeões é o Atlético-MG. O alvinegro tem nada menos do que 41 vices em sua história, sendo 35 deles no Mineiro – o Galo é o time que mais vezes foi segundo colocado em Minas Gerais.

E o primeiro colocado da lista é o Cruzeiro, maior vice-campeão do futebol brasileiro. A Raposa ficou na segunda colocação em nada menos do que 48 oportunidades, sete a mais do que o Galo, segundo colocado da lista. Além de 30 vezes no Mineiro, o time celeste também coleciona outros quatro vices no Brasileiro, além de outros 14 em torneios diversos”.










Fonte: esportes. yahoo

Opinião Ecológica: Educação Ambiental e Ambiente



Ainda, predomina em nossa sociedade, uma concepção “conservacionista” de ambiente sendo visto ele, somente como “natureza”. Essa visão vem cedendo espaço a uma concepção mais abrangente que convencionou a ser denominada de “socioambiental”, entendendo o ambiente como a interação da natureza e com as sociedades humanas.

O ambiente é concebido como ente transformado e habitado pelo ser humano da qual esta espécie é parte integrante do complexo sistema ecológico e cultural que é o Planeta Terra. O ambiente é percebido como um ente gerado e construído pelas espécies vivas e pelo ser humano ao longo do processo histórico de ocupação e transformação do espaço/tempo sócio-ecológico.

De acordo com a educadora ambiental Paula Brugger: “... existe um consenso de que o conceito de [...] Ambiente deva abranger uma totalidade que inclui os aspectos naturais e os resultantes das atividades humanas, sendo assim o resultado da interação de fatores biológicos, sociais, físicos, econômicos e culturais”.

Paralelamente, conforme o educador ambiental Marcos Reigota, Ambiente é: “um lugar determinado e/ou percebido onde interagem relações dinâmicas e em constante mutação e fusão os aspectos naturais e sociais. Essas relações acarretam processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e políticos de transformação da natureza e das sociedades humanas”.
Dessa forma, a Educação Ambiental, ao incluir a dimensão social em sua abordagem a cerca do conceito de ambiente, passa a considerar os processos sociais como aspectos fundamentais em suas práticas pedagógicas.

A partir dessas considerações, concebemos a Educação Ambiental como um campo de diálogos e embates, saberes e práticas, princípios e valores que remetem a um projeto de educação que visa à transformação da sociedade em níveis, econômico, político, cultural, social e educativo, visando construir uma sociedade nos seguintes pilares: desenvolvimento econômico solidário, justiça social e equitativa, preservação e conservação ambiental, valorização do patrimônio cultural e espiritualização das representações humana.

Dentro dessa diretriz, as práticas educativas resultantes da Educação Ambiental aqui relatada priorizam a abordagem dos aspectos socioculturais e político-econômicos, inerentes à questão ambiental, buscando o desenvolvimento de uma consciência crítica, comprometida com um projeto de transformação das sociedades humanas.

Ao evidenciar as causas da problemática socioambiental e não apenas se deter em suas conseqüências, a Educação Ambiental implica mudança de valores e uma nova visão de mundo, ultrapassando, em muito, o universo meramente da preservação e conservação da natureza.

A Educação Ambiental é um campo do conhecimento que privilegia a construção de teorias e práticas que permitem o indivíduo e a coletividade a pensar e agir de forma consciente, orientado para o entendimento dos processos interativos entre sociedade e natureza. 

Ou seja, entendendo o Ambiente como construção da história coletiva dos seres humanos e dos não-humanos, e, assim, podendo desenvolver-se de forma consciente de seu papel nas ações, relações e incursões no ambiente.

A Educação Ambiental proposta aqui incorpora valores relativos à proteção socioambiental, ao mesmo tempo em que também considera as questões socioeconômicas e culturais, tendo sua diretriz voltada, prioritariamente, para a construção da identidade do “sujeito ecológico”, da “cidadania socioambiental” e de uma “sociedade sustentável”. A coluna “Opinião Ecológica” será utilizada como um instrumento de “Educação Ambiental Crítica” tendo como diretrizes a formação e a informação, construção da opinião pública referente aos assuntos socioambientais locais e a crítica denunciativa referente aos padrões, econômico-político e sociocultural da localidade. 

Também, o atual modo de vida, ocidental, moderno, capitalista, urbano-industrial intensificador da atual crise socioambiental será nosso foco de análise crítica.







Fonte: Educador Ecohistórico

Escolas tem prazo até 30 de julho para inscrever professores no curso de prevenção do uso de drogas



As inscrições para a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas foram prorrogadas até o dia 30 de julho. As inscrições são direcionadas para 70 mil professores da rede pública de ensino de todo o país. A capacitação será realizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e as inscrições devem ser feitas através do site educadores.senad.gov.br.

As aulas à distância, ministradas sob a responsabilidade do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB), deverão acontecer no período de agosto de 2012 a abril de 2013. A atividade é gratuita e faz parte do programa do governo federal Crack, é possível vencer.

Cada escola deverá inscrever, no mínimo, cinco professores. Serão aceitas inscrições de educadores efetivos ou temporários, de escola pública estadual, municipal ou do Distrito Federal do ensino fundamental ou médio de todo o Brasil, em exercício em unidades de ensino.

O curso tem o objetivo de formar esses profissionais para elaborar e implementar projetos de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas. O aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela UnB.

Realize sua inscrição aqui





Fonte: Cearaagora